quinta-feira, 1 de março de 2018

Das dietas Detox e disso de muita gente achar que precisa de limpar o corpo por dentro (sem aspirador, de preferência, digo eu)

Quando comecei a ouvir falar disto das dietas Detox e entretanto lá via de quando em vez pessoas na tal caixinha que dizem ser mágica tentando convencer-me que o corpo precisa de ser desintoxicado, realmente dava-me para ouvir atentamente, apenas nunca me deu para seguir os conselhos. Pronto, admito que sou teimosa, esta minha teimosia leva-me por vezes a querer traçar o meu próprio caminho, tenho medo de coelhos que saltam de cartolas em vez de saltarem lá nos campos verdejantes. 

Os das cartolas querem que eu beba coisas verdes todas esmagadas, eu que gosto de trincar, mastigar, os legumes, frutos, não me dá para isso de os beber em vez de os comer. Eu não disse, teimosa e com medo de coisas verdes ali às voltas em espremedores com olhos de lobo mau, cá para mim o Bruno de Carvalho também é usado como ingrediente em dietas Detox, é verde e tudo. É apenas um feeling desintoxicador.

(a passos largos para o lado sério do assunto)

Encontrei um artigo muito interessante acerca deste assunto, a paranóia de algumas pessoas pelas dietas Detox. Os riscos associados, relatos na primeira pessoa, e outras coisas não muito fofinhas que convém estar assim com os olhos bem abertos. Isso de uma pessoa se informar antes de se atirar de cabeça em algumas coisas, pode, eventualmente, até salvar vidas. Em caso de interesse é seguir o link abaixo que nos leva até ao jornal Observador.





9 comentários :

  1. A filha mais velha faz para o pequeno almoço batidos onde inclui fruta, legumes e iogurte e digo-te que é uma maravilha. Quando sabe que vou lá deixa-me um copo. Nada é dos tais embalados etc e tal. Têm uma alimentação saudável e nas respectivas lancheiras que cada um faz a sua levam comida, fruta e duas sandes. Elas não comem carne mas o genro come de vez em quando. Acreditas que por vezes não sei o que estou a comer? Sei que me sabe lindamente e bem tento descobrir o acompanhamento do salmão e outros peixes e quando as netas chegam é que me dizem: avó é feito no forno e leva beringela, atum, cebola etc, etc.:)))

    A juntar a isto imenso desporto - triatlo e treinos faça sol ou chuva como o dia de ontem. A filha agora não pode correr porque fez uma rotura de ligamentos, mas já pedala e nada sem bater o pé, mas anda ainda com apoio de canadianas:)))

    Dietas loucas nunca e eu também nunca as fiz porque beber sumos apenas e sem qualquer acompanhamento médico...pode levar a casos bem graves.

    Quando leio notícias destas penso sempre que até podem emagrecer mas deixando aumentam o dobro.

    Tenham juízo...ingrediente que em muitas cabecinhas está em vias de extinção:)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. A imagem que colocas levou-me aos tempos em que eu fazia o mesmo e como tenho saudades de dar um pulo para uma piscina:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fatyly, batidos são outra coisa, batidos também eu faço naqueles finais de tarde de Verão muito quentes, batidos de fruta que podem levar kwi, laranja, amoras e outras frutas de que se goste. Isso é saudável. Saudável porque a alimentação para além dos batidos, também inclui peixe, carne branca, sopa, e por aí fora. Fosse só batidos e uma pessoa caia para o lado de fraqueza.

      Fraqueza é o que causa isto da Detox, uma dieta, pelo que sei, em que as pessoas se submetem a um género de jejum, ou seja, durante alguns dias não comem nada, apenas bebem aquilo, um género de sumo que inclui vegetais e frutas - penso. É como se eu pusesse beringelas, courgettes e abóbora dentro de um espremedor e em vez de os comer, bebia-os. Só de pensar nisto até perco a fome, portanto nem preciso de Detox para emagrecer, desintoxicar, basta pensar naquela mixórdia e resulta na hora. Bom, fora de brincadeiras... este artigo do link é um artigo muito interessante, muito completo, é um pouco extenso, é bem verdade, mas ler também faz bem à dieta, os neurónios ficam muito mais elegantes, garanto :)))

      O que é assustador é que existem pessoas que não têm qualquer qualificação, licenciatura, sei lá eu bem, mas como têm páginas pessoais, blogs, acham que podem fazer essa coisa esperta de recomendar a outras pessoas sumos Detox. Vai daí as mulheres - o que é estranho é que não são só miúdas de 18 anos, são também mulheres adultas, maduras, embarcam naquilo de olhos fechados e colocam a sua (sua, delas) saúde em risco. Não vamos mais longe, a Jessica Athayde, mulher de 32 anos, actriz, resolveu seguir os passos de Rita Pereira, Rita que tem 35 anos, que encetou um plano de Detox de 5 dias, só que Jessica sentiu-se mal com a tal dieta Detox, no final de 3 dias teve uma quebra de tensão. Lá está, as pessoas correm riscos desnecessários só por causa daquilo de irem umas atrás das outras sem se informar com quem de direito, o seu médico. Não são as amigas, as colegas de trabalho e o raio, quem aconselha ou não são os médicos. Ponto. Inté fiquei cansada...
      ...
      Tal como a sua filha também não como carne vermelha há anos, sem quaisquer fundamentalismos, claro. Só que o engraçado nisto tudo é que neste Verão passado convidaram-me para um almoço daqueles de Verão, ao ar livre, comi carne vermelha e não me senti bem. A sensação de peso no estômago foi absurda, e eu que nem sequer como grandes quantidades de comida. Moral da história: o próprio corpo já rejeita de alguma forma o alimento a que já não está habituado. O nosso organismo é aquilo de muito esperto, em simultâneo com isso de ser também muito inteligente :)

      (a imagem é um copo gigantesco cheio de água para onde uma pessoa pode mergulhar à vontade, exercício e isso, natação é coisa muito boa)

      Tenha uma boa noite, Fatyly.

      Eliminar
  3. Batidos? Onde, onde, onde?????
    Também quero!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, neste momento designada de waitress, apresenta-se ao serviço:
      - Pediu então um batido? Batido não temos, nem sequer dois copinhos de vinho branco, como no 'Pai Tirano', mas posso oferecer um tiramisú de framboesas feito pelo chef Hernâni Ermida.
      - ...
      Aqui tem. É favor fazer aquilo do enjoy
      Directamente da bandeja: http://www.chefermida.com/tiramisu-de-framboesas/

      (favor deixar gorjeta na saída, mínimo de 5€, tenha uma boa noite e volte sempre :)))

      Eliminar
    2. Não tenho dinheiro. Multibanco, serve? :)

      Chef Hernâni Ermida? A Maria anda a ver muito a TVI!

      Eliminar
    3. Não se aceita multibanco, lamento, isto com os assaltos que existem hoje em dia a caixas multibanco, uma pessoa prevenida vale por duas. Ou mesmo por quatro, quiçá quatrocentas :)

      O chef Hernâni Ermida é da TVI? Muito me conta (eheheh), eu cá gosto disto de cozinhar, improvisar, é coisa que me descontrai, cozinhar com música em pano de fundo e, gosto de aprender com quem é mestre na arte de bem cozinhar, digamos que me interesso por chefs, não é a toa que costumo sintonizar aquele canal da NOS na posição 95 - ou 96, não me lembro bem -, o 24 Kitchen. O chef Hernâni Ermida tem esta particularidade de cozinhar quer comida dita tradicional, quer comida dita, digamos, com toques mais modernos, não tem receio de arriscar, gosto muito disso, e depois é simpático, não é carrancudo, coisa que muitos chefs de uma determinada geração são. Aprovado. Ah, e gosto muito, mesmo muito, de tiramisú.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Obrigada, Marta. É sempre bom ter feedback desse lado :)

      Eliminar