domingo, 4 de fevereiro de 2018

Como hoje é domingo vou falar com Ti Goucha da TVI a propósito daquilo dos Reality Shows

Exmo senhor Ti Goucha da TVI - o canal 4 que diz o slogan não é o primeiro; o primeiro, segundo consta, é o canal 1  lá com o hino muito poético de ser o primeiro quando talvez esteja em último, mas isto sou a tecer leves considerações sobre coisa nenhuma, ou seja, considerações na base do: não estou nem aí.

Voltando ao principio e a todo um trabalho árduo de recomeçar...

Venho por este meio e não por outro qualquer porque este meio é muito mais barato, não me é exigido combustível daquele que, volta e meia, meia e volta, está mais caro. Uma pessoa não tem um coração que aguente tanta volta ensopada em taxas meio desnorteadas. 

Dizia eu que, Ti Goucha, se me é permitido neste domingo onde consigo vislumbrar pela janela da sala nesgas de céu azul; laranjas a pedir desesperadamente que as apanhem e as comam; limões que querem assaltar o loureiro da forma como os ramos entram por ali adentro; cães a ladrar desde que me lembro e eu lembro-me muito; pássaros a  tagarelar, sim, os pássaros tagarelam cá no meu entender e nem sequer vou explicar a razão; aviões a passar, a brincar ao barulho; crianças silenciosas dentro de casa, só lhes sinto a respiração e o cheiro a computador aceso, em tempo de frio os computadores têm calor central directo a amizades que não conhecem o som da calçada da rua; só não sinto o cheiro do amor, talvez o amor ao domingo tire folga e se sente à beira-mar a ver gaivotas frescas, prontas a consumir, as gaivotas correm muito e também usam saltos saltos, sabe?... não sabe mas eu também não tenho muito tempo para explicar, está frio e os meus dedos querem ir para dentro da minha alma rapidamente, tenho uma alma alimentada a lenha comprada em tempo de sol e calor e Verão, que é sempre mais barata, não a alma, a lenha, bem entendido.  Pronto, já desabafei, Ti Goucha, agora vamos lá ao que interessa.

Então, mas dizem-me que o senhor Ti Goucha vai apresentar um Reality Show? Isso é verdade, ó ó senhor Ti Goucha? Então, mas não o foi o senhor, Ti Goucha, que sempre afirmou não gostar de tal tipo de programas, não ver sequer, acho até que achava que aquilo roçava a estupidez, o mau gosto, a rasquice - palavras minhas que quase aposto seriam também suas. Não me diga que o obrigaram?! Se o obrigaram o senhor diga que a malta reúne-se toda para o defender, juntamo-nos e vamos muito encostadinhos uns aos outros, em fila indiana ou mesmo portuguesa de Portugal, obrigar a quem o obrigou (passo o que tiver de ser passado, redundâncias e isso) a desobrigá-lo de tal martírio. Ah, não quer. E então porquê? Hum, vai doar aquilo que vai ganhar no Reality Show a uma Instituição de Caridade. Pronto. Sendo assim está desculpado e sinta-se à vontade para nos brindar com as melhores audiências de sempre. O próximo precisa sempre de ser ajudado. Tchim-tchim ao próximo. Próximo. Que é como quem diz... next.

(afinal, ao contrário daquilo que sempre defendi, todas as pessoas têm um preço...)

10 comentários :

  1. Desconhecia por completo a nova "aposta" da TVI no Ti Goucha e fiquei a ouvir e a saber no "debate" de hoje no café onde vou pela matina. Um debate em que não me meti e só ria com o que os três personagens diziam. Gostam dele e com ele as audiências irão aumentar porque é alegre etc e tal.

    Eis que venho aqui e falas do assunto, mas antes...Fiquei deliciada com a tua descrição da passarada, fruta e canalha agarrados ao pc porque está um frio de lascar:)))

    Nesta profissão todos têm um preço, e segundo ouvi vai ganhar um balúrdio, cujo montante desconheço mas fico entre as "nove e doze" se se efectivamente irá ou não parar a uma instituição de Caridade, através dele (ficará apenas com o seu ordenado base) ainda acredito, mas através da TVI já duvido.

    Tenho o Goucha como um bom profissional mas sinceramente não me vou dar ao trabalho de o ver no tal programa e muito menos criticá-lo pela aceitação porque faz parte do seu trabalho e numa de: Convidaram-me ai é? Só irei se for bem pago por saber bem ao que vai...um fiasco de programa visto por muita gente mas muito aquém do que a TVI esperava.

    Já agora deixo-te aqui algo em que eu já pensei: quanto ganhará o Herman José pela porcaria (para não dizer coisa pior) de programa que apresenta na RTP1. Esta sim, inquieta-me porque estão lá impostos que me gamam sem pedirem licença. Pois é...

    Um abraço e vou sair daqui porque está muito frio:)


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fatyly, deixe-me cá apressar a "corrigir" a parte quase final do seu comentário, a parte em que a levei a pensar que Manuel Luís Goucha irá doar o dinheiro que vai ganhar no Reality Show a uma Instituição de Caridade. Não, não vai doar coisa alguma, isto sou eu a brincar (aquilo de ironizar) com a situação. Ou seja, estou assim como que a modos de puxar a coisa para o lado da provocação. Provocação sem efeitos secundários, convenhamos. Desde que as pessoas tenham poder de encaixe e saibam lidar com criticas sem aquilo dos insultos, a coisa dá-se. É a democracia a dar cartas, se temos um trabalho público - temos, salvo seja - também temos - outra vez, salvo seja - de saber digerir críticas, quem não o sabe fazer é apostar numa viagem no tempo em sentido retrógrado e sentar-se ao lado do exmo. senhor de seu nome Salazar que, me parece, não ter queda para espátula.

      O que eu quis com este texto foi dizer que, se um apresentador de TV que Portugal muito gosta, pelos menos muita gente gosta, respeita, dá o dito por não dito, algo se passa mesmo neste país e está a atingir todas as esferas, seja na política, seja na educação, seja na saúde, seja no simples entretenimento. Manuel Luís Goucha sempre criticou severamente este tipo de formato de programa, todos o sabem, portanto, como é que uma pessoa que critica severamente o formato de um programa, agora vai apresentar esse mesmo formato de programa? Isso não descredibiliza toda uma imagem? Eu cá acho que sim, mas quem sou eu. E não me tentem deitar areia para os olhos, mesmo que seja areia fininha e mais fácil de entrar nos olhinhos que: isto é um desafio muito bom e bla bla bla. Odeio areia, aliás, areia só na praia junto aos pézinhos buéda lindinhos.

      O que a TVI está a fazer é pura estratégia, sei disso, é pegar num apresentador que muita gente gosta, credível, e puxar toda uma fatia de público para o lado de um formato de programa todo ele muito duvidoso e que está em queda livre. Ou seja, sendo Manuel Luís Goucha também ele aquilo de "influenciador" (coisa muito em moda nos dias que correm), acabará por influenciar as pessoas a consumir lixo. E as audiências talvez subam, e o dinheiro continuará a cair no pais cheio de bolsos do tio Arlindo, um país muitA lindo. E é isto.

      Pegando nas suas palavras, Fatyly, aquilo do: "ficará apenas com o seu ordenado base", digamos que o "apenas" do ordenado base de Ti Goucha é capaz de rondar os 100 mil euros. Não sei se é verdade, mas se for tem muita base, lá isso tem :)))

      (Herman José neste momento ganha muito pouco, pelo que se sabe, faz-me mais confusão Catarina Furtado ganhar mais do que o Herman, confesso, o Herman tem toda uma carreira construída - tenho saudades do Herman de outros tempos - a Catarina Furtado é... bonita... ainda bem, mas era muito bom que todas as mulheres bonitas deste pais, que são muitas, desconhecidas, mas muitas, tivessem uma RTP como pai e mãe a pagar uma mesada na onda de não falha que eu gosto; ou então peço desculpa e digam-me qual é o verdadeiro trabalho de Catarina Furtado porque eu sou muito inculta e como tal volto a pedir desculpa pelo facto de me ter saído tamanho disparate pelas teclas fora)

      Abraço, Fatyly, um resto de bom domingo :)

      PS: E não, não está em causa o bom profissionalismo de Manuel Luís Goucha, é dos melhores na sua área, senão o melhor, mas que é decepcionante ver as pessoas entrar nestes buracos, lá isso é.

      Eliminar
    2. O Goucha por morar para estas bandas, e pelo que se fala não me admiraria nada que desse parte do que irá ganhar a uma instituição. Ele é mesmo solidário e não gosta de apregoar o que faz e faz muito, ao invés de outros tantos que apregoam e fazem apenas em dias de festa.

      Quanto ao "dar o dito por não dito" (e aqui faço uma ressalva porque nunca o ouvi e nem li a sua critica sobre o programa) e baseando-me apenas no que dizes que acredito, gostaria de saber e a seu tempo saberemos a real razão porque aceitou, talvez tenha desformatado o programa:))) claro Maria, isto sou eu a pensar alto dando o benefício da dúvida o tal outro lado da notícia que desconheço:)

      Sim gostava imenso do Herman José mas para mim a sua imagem está gasta e sem piada, talvez outro programa do género de entrevistar convidados...não sei! Catarina Furtado outro pilar da RTP que sinceramente já não a vejo há muito e julgo que já era altura de dar oportunidade a outros. Muitos mais existem e ficaria aqui a manhã toda a falar sobre isso. Não lhes desejo mal, mas os canais "base" deixam muito a desejar e entopem com programas da treta e resmas de novelas.

      Um bom dia

      Eliminar
    3. Fatyly, não esquecer que o que está aqui em questão é um programa de formato Reality Show, um formato que Manuel Luís Goucha sempre criticou. Nada mais.

      (este tipo de programa basicamente explora a miséria humana, são formatos muito pouco dignificantes, portanto, a meu ver, não se cola a uma imagem de um apresentador que sempre primou pelo bom gosto, por divulgar o que de melhor existe e se faz neste país, um homem da cultura e pela cultura - ah e tal apresenta um programa da manhã onde por vezes a qualidade também deixa muito a desejar... pois, mas apesar de tudo está a uma distância considerável de um formato Reality Show e, não se pode dar o dito pelo não dito, isto a meu ver, seja em que área for)

      Tenha também um bom dia, Fatyly :)

      Eliminar
  2. Não sabia. Bom a bem da verdade, não sei nada do que se passa na TV Portuguesa. Tirando as notícias não vejo TV. Às vezes oiço, (quando estou no pc e o marido está a ver TV) tenho o Televisor colocado exatamente na parede contrária ao pc, portanto ns minhas costas. Mas o marido se excetuar as notícias só vê filmes ou esporto.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elvira, digamos, sem aprofundar muito a questão, que de alguma maneira a minha área profissional sempre esteve ligada aos media, sendo inevitável que todos os que trabalham nesse ramo tenham de estar, obrigatoriamente, informados em relação aos programas que passam na nossa tv. Sendo assim, mesmo que uma pessoa porventura mude de profissão, o tal "bichinho" fica sempre lá. O olhar está sempre lá. O observar atentamente está sempre lá. E com isto das operadoras de telecomunicações, das boxes, mas fácil ainda se torna analisar o quer quer que seja ao milímetro. Por vezes as pessoas esquecem-se disso, que muitas profissões são diferentes das profissões ditas normais, é todo um outro mundo... :)

      (recordo que com isto do blog e de escrever textos, recebi um dia um convite de um canal para participar num debate televisivo, recusei, achei que não o deveria fazer, exposição só por exposição não me interessa rigorosamente para nada)

      Abraço para si também.

      Eliminar
    2. Percebo perfeitamente Maria. Só expliquei a minha ignorância e porque não tenho opinião sobre os programas da TV seja qual for o canal. Nada mais.
      Abraço

      Eliminar
    3. Não é ignorância, Elvira, é apenas a sua forma de estar na vida. Confesso, aqui que ninguém nos ouve, que tem dias que nem sequer ligo a tv, não tenho paciência, nesses dias a música é rainha e senhora da casa. :)

      Eliminar
  3. Agora que a Teresa Guilherme está a contas com a justiça e que Cristina Ferreira diz que não tem perfil para aquele tipo de programas - eu disse programas? - lembraram-se do apresentador mais bem pago do universo e arredores. Goucha, himself!
    Goucha terá dito, em tempos, que não gostava de reality shows. O que não disse é que adora ver a conta bancária aumentar. Além disso, Goucha visa, num futuro, subir na cadeia hierárquica lá do sítio.
    O homem vai doar o quê? Ahhhh, o pilim resultante da apresentação do dito cujo realty!!! Estou cá para ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Cristina Ferreira diz que não tem perfil para aquele tipo de programas"? ?? Ahahahahahah... Ó caro Observador, agora é que a malta não tem como não rir dessas coisas ditas pela CF, pois se o que mais a Cristina Ferreira tem é perfil para aquele tipo de programas, aliás, uma boa escolha teria sido exactamente a Cristina Ferreira. Nem sequer vou aprofundar o facto de achar que a CF tem exactamente o tipo de perfil para este tipo de programa porque senão todo o Carmo e a santíssima Trindade acabariam por me cair em cima :)))))

      Manuel Luís Goucha decepcionou muita gente ao aceitar estar à frente de um Reality Show, disso não tenhamos dúvida, obviamente que o dinheiro falou mais alto, só que, não sei não... a ver vamos se o dinheiro tudo compensa, eu cá acho que não havia necessidade e, se isso da cadeia hierárquica é o caminho num futuro já ali ao virar da esquina, isto não será um verdadeiro tiro no pé?

      (não vai doar nada, isso fui eu a ironizar, a confusão que arranjei para aqui ;)

      Eliminar