domingo, 14 de janeiro de 2018

Provérbios à beira da falência

As pessoas interiorizaram que o ataque é a melhor defesa e, vai daí, andam esbaforidas, com um olhar que parece que meteu a segunda, logo à primeira, nisso de esgrima em cama de ódio - raio de frase que acabei de escrever - bom, o que eu queria escrever neste domingo frio, de céu azul e ainda que o mar enrole na areia e a areia não esteja com meias medidas e dê um valente sopapo (sopapo, também é coisa para ser valioso, isto hoje, vai) no mar, eu acho que atacar sempre, quando por vezes não existe ali nada que nos impulsione, nos grite, que precisamos de nos defender, é extenuante. Extenuante para o próprio. E ainda mais extenuante para quem já não tem paciência alguma para pessoas que só interiorizam aquilo que mais lhes convém.

Neste momento convém-me interiorizar que tenho ali à minha espera um posta pequena de salmão e brócolos al dente. Sim, também uso dentes para trincar os brócolos. The end que se faz tarde para o almoço, quem não gostar de estrangeirismos é favor de os comer em modo sopa a nadar em gengibre moído. Gengibre sabe nadar, Yo!

8 comentários :

  1. Quanto ao primeiro parágrafo que li e reli e seja lá qual for o motivo lembrei-me de um provérbio africano que me sempre acompanhou de tão verdadeiro que é:

    "Se você pensa que é muito pequeno para fazer a diferença, tente dormir em um quarto fechado com um mosquito!"

    Como tal...bola p're frente.

    O meu almoço também foi salmão com resmas de alho e quando li o teu "al dente" fartei-me de rir:)))

    Cuidado com o gengibre moído sobretudo em sopas...sim...faz bem e também como...mas coitados dos que não gostam de "estrangeirismos" que dito dessa forma é mesmo para se afogarem ...mas...mas...mas...

    "Ninguém experimenta a profundidade de um rio com os dois pés."
    Provérbio africano "Yo":))))

    Fiquei com fome e vou lanchar hummmmm uma delícia...mas não digo porque podes não acreditar...pão com...:)))

    Desculpa mas hoje estou do piorio e na volta não disse nada de jeito.

    Um boa tarde cinzenta e chuvosa e fria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O provérbio correcto penso que é: "A melhor defesa é o ataque". Ora, isto faz com que as pessoas tenham interiorizado a coisa de tal forma, à letra, que, por vezes, basta dizer 'bom dia' (se for um bom dia acompanhado de um sorriso e logo pela manhã, jesus, a malta quase que é morta no tapete da entrada), logo alguém responde quase a rosnar, estou até convencida que se pudessem mordiam a sério: bom dia? bom dia porquê? só se for para ti... C'um raio! Existe gente que se sente sempre a ser atacada quando não existe ataque algum, até com um simples cumprimento, entretanto dizem que estão velhos, cansados e gastos, olha, é sorrir mais e ser menos azedo, já agora o gengibre também ajuda :))))

      (essa do mosquito lembrou-me um dos episódios mais hilariantes que vive na minha vida: eu e o ex tínhamos arrendado uma moradia no Algarve por duas semanas, a casita era rústica, tinha um jardim lindo, uma pequena piscina, só que sendo na onda de rústica e tendo tectos com grandes troncos de madeira, aquilo devia ter muita formiga e muito mosquito; sendo as noites muito quentes, o quarto tinha um dossel, mosquiteiro ou lá o que era, muito giro, eu, prevenida, corria sempre o dito dossel, ele não queria e eu lá arranjei maneira de ficar protegida e ele que dormisse sem o dito, uma noite acordo e só o vejo de sapato no ar, como se estivesse possuído, a gritar com os mosquitos, tapei a cabeça com a almofada, ri até chorar e adormeci muito tranquila, no dia seguinte ninguém o aturava; homens e mosquitos é tudo igual, chatos (não generalizando na parte dos... mosquitos, claro... ahahahahah).

      Ah, não, alho não, não uso alho e cebola quando uso é com muito cuidado. Incompatibilidades ao nível do hálito. Uma pessoa quando marca uma reunião com algum fornecedor tem que ser sempre antes do almoço porque depois sofre horrores, eles não sabem o que é lavar os dentes depois das refeições. Jesus! Gengibre moído uso em quase tudo, adoro gengibre (e ó se tem beneficios), só não uso nos cereais do pequeno-almoço, basicamente :))

      (a referência aos estrangeirismos foi apenas uma pequena provocação, Fatyly, nada mais, eu cá uso, não por vaidade com muitos teimam em afirmar que quem os usa é por vaidade, só que na minha profissão tanto se está a falar com alguém em inglês como em português, é normal que às tantas se misture, lá está, as pessoas pensam só na sua vida e recusam-se a pensar que existem vidas bem diferentes)

      Tenha uma boa tarde, Fatyly.

      Eliminar
  2. "(...) o ataque é a melhor defesa (...)"
    Exactamente o contrário, caríssima Maria. É ali, na defesa, que começa a acção para melhor atacar.

    Isto hoje não dá para muito mais - era suposto dar? - e então o melhor é dizer: 'I'm going!'
    Estrangeirismos à parte, já se vê.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caramba, caro Observador, pessoas que estão sempre ao 'ataque', bom, não era bem isto que eu queria dizer, a língua portuguesa é aquilo de traiçoeira, o que eu queria mesmo dizer é que não sou predadora nem nada, logo, viver até pode ser uma profissão de risco, só que se a pessoa estiver sempre a jogar ao ataque não tem tempo para viver nem nada, convém baixar as armas de quando em vez. Ufa, que 'inté' fiquei cansada.

      'Quem dá o que tem, a mais não é obrigado'. Outro provérbio. Sendo assim, obrigadA, com A no final porque sou aquilo de mulher e não sei mais o quê :)

      Eliminar
  3. Salmão com bróculos é um dos meus pratos preferidos.
    Um abraço e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é um dos meus, neste caso cozi o salmão, normalmente faço no forno com beringela ou curgete. Quanto aos brócolos, penso que muita gente diz não gostar de brócolos porque os deixa cozer demasiado, os brócolos para ficarem bons, no ponto, verdes e na história do 'al dente' - sem ficar em papa, de um tom acastanhado e a saber francamente mal - é coisa para 5 minutos, não mais. Por vezes não se gosta de determinado produto porque aquilo não é feito como deve ser feito.

      Para si também, Elvira, uma boa semana.

      Eliminar
  4. Um post delicioso: gostei da forma, gostei do conteúdo.

    Um beijinho, Maria :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calculo que delicioso pela razão de ter salmão, brócolos e gengibre :))

      Beijinho para si também, AC :)

      Eliminar