terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Escrevo sobre Rita Ferro Rodrigues mas não acerca do assunto que pôs na fogueira Rita Ferro Rodrigues

Já há muito que me tinha apercebido que a maioria das pessoas não sente grande empatia por Rita Ferro Rodrigues, o que eu não tinha noção era até que ponto. E apercebi-me desse facto nestes últimos dias quando tudo o que é Internet, basicamente, untaram Rita com óleo de girassol e colocaram a autora do artigo das apresentadoras da RTP que vão apresentar o festival da Eurovisão 2018, quase que, literalmente, mas ainda bem que não foi literalmente, no espeto a assar em lume, ora forte, ora brando. Era um cheiro a churrasco que não se aguentava. Eu que não gosto de fogueiras, aliás, gosto de fogueiras no sentido de as saltar, aproveitei o momento e saltei dali para fora.

De entre muitos dos textos e muitos dos comentários existiu um que me saltou à vista, dizia um comentador que não percebia o facto de Rita ser defensora dos pobres e oprimidos, feminista ferrenha, e, no entanto, apresentava um programa no horário da tarde onde enganava os velhinhos (ressalve-se o facto de velhinhos não ser um termo meu) convidando-os a telefonar para números de valor acrescentado. Parei e reli o comentário. Saí a pensar naquilo e no facto de a SIC estar muito pouco atenta nisto das pessoas e suas preferências. Parece que não ligam nenhuma. Não querem saber. Vai daí reflecte-se nas audiências. Pois.


9 comentários :

  1. A Rita não faz parte do sistema a que esse canal televisivo pertence. Ou seja, Rita não é lixo. Longe disso, mesmo.
    Talvez pudesse eu dizer mais qualquer coisa mas não quero perder (mais) tempo com o canal Balsemão.

    Um beijinho para si, senhora desse lado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Observador, o problema aqui não é do sistema, o problema aqui é a SIC ainda não ter percebido que a Rita Ferro Rodrigues não colhe grandes simpatias, empatias, por parte do público em geral. Público de várias faixas etárias, público mais culto ou menos culto. Se quer que lhe diga e pelo que li, os argumentos de quem não gosta da apresentadora não vão ao encontro de pessoas dadas a criticar de forma básica, destrutiva, uma grande parte é de pessoas que se dão ao trabalho de escrever a razão de não gostar.

      Lixo é uma palavra muito forte para se colar a um ser humano, não vi ninguém escrever criticas nesse sentido, Muito longe disso. O que li foi gente com opiniões muito concretas. Não esquecer que nos dias que correm o público não se centra só em pessoas reformadas e em donas de casa, com isto da box quase toda a gente pode visualizar programas da manhã e da tarde quando quer. O problema é que o mundo continua a pular e avançar e existem canais de televisão que teimam em manter-se parados no tempo. A SIC oferece programas que diz serem dados ao improviso mas os programas são gravados e não directos, coisa mais incoerente não há; só oferece novelas e mais novelas às pessoas, coisa mais estupidificante não há, é bom que existam novelas, só que também e bom que não seja em modo exaustão... e muito mais haveria para dizer...

      Beijinho para si também, caro Observador.

      Eliminar
    2. Ah, bom, não sabia, parece que vão acabar com o programa da Rita Ferro Rodrigues e do João Baião já em Fevereiro... (não vejo o programa, não conheço a Rita Ferro Rodrigues como apresentadora, quando se passa algo vou à box e não perco muito tempo)...

      Sites que informam que a coisa foi ao fundo:
      https://www.n-tv.pt/acontece/juntos-a-tarde-sic-acaba-com-programa-de-joao-baiao-e-rita-ferro-rodrigues/

      https://www.atelevisao.com/sic/sic-poe-fim-juntos-tarde/

      http://www.flash.pt/atualidade/nacional/detalhe/dispensada-das-tardes-da-sic-rita-ferro-rodrigues-mostra-se-revoltada

      (o que é triste é que provavelmente mais gente vai para o desemprego, não sei...)

      Eliminar

  2. Vivemos num mundo de pão e circo e, cada vez mais, o acessório tende a ocupar o lugar do essencial. Talvez seja apenas um ciclo, talvez seja a atracção pelo abismo. Quem sabe?

    Tenha uma boa noite, Maria :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o AC resumiu tudo muito bem, vivemos num mundo de pão e circo e os palhaços somos nós, ou somos tratados como tal. É capaz de ser por aí.

      Quando determinados programas não percebem que nos últimos tempos tudo mudou drasticamente, que o público já não passa só por pessoas reformadas, donas de casa, a quem se diz aplaudam, e as pessoas aplaudem mesmo que não gostem; riam, e as pessoas riem mesmo sem gostar muito, saltem... vai na volta também saltam, sei lá eu bem. Neste momento, quem também vê é gente com opinião, com gostos muito definidos, que não se deixa ir em cantigas, que não se deixa manipular. Outros tempos, e estou convencida que cada vez mais um público muito exigente. Ora ainda bem. É bom que se preparem...

      Tenha também uma boa noite, AC :)

      Eliminar
  3. Não vejo qualquer programa do género nem na TVI, nem na RTP. Só vejo se alguém me disser que falaram de algo que me despertou a curiosidade. A SIC tem programas bons como o Alta Definição, natureza, debates, etc. Vejo muita coisa boa nos vários canais da SIC.

    Falando do que é referido no teu texto não tenho opinião formada sobre a Rita embora nos poucos assuntos que vi notei um enorme desgaste nela, numa de...estou farta. O Baião cansa.

    Quanto ao cenário (no qual vejo quase sempre duas senhoras que moram por aqui...segundo me disseram pagam para irem a estes programas, mas sinceramente não sei se é verdade.

    Quanto à TVI e RTP...teria muito a dizer, mas não quero fugir ao tema.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Fatyly no canal generalista (SIC) consegue ver "programas bons como natureza e debates"??? Xiiii, a sua televisão é bem melhor do que a minha, eu sempre que faço zapping aquilo está sempre a dar novelas e mais novelas :)))) - falo do horário da noite, durante o dia não vejo, ou a a ver algum programa do dia é quando vou à box pesquisar.

      O Alta Definição lá vai conseguindo equilibrar-se, só como qualquer programa há muito tempo no ar começa a ganhar vícios e nesses vícios muita gente que lá vai, já vai com a lição muito bem estudada. Ó ó. Dá muito bem para perceber quem está a ser verdadeiro e dá muito bem para perceber quem apenas finge ser verdadeiro. É só estar atento.

      O que vejo sempre é a SIC Notícias, de resto nem por isso. Ah, vejo notícias também no canal generalista quando estou em casa, gosto muito do Bento Rodrigues.

      Rita Ferro Rodrigues é dona de uma prepotência, de uma provocação na base do constante, que lhe confere junto de uma grande maioria do público uma nota muito negativa. Se a Rita F.R. está desgastada, a ela o deve, porque qualquer programa onde entra, mais cedo ou mais tarde aquilo afunda-se. A muitos não são dadas tantas oportunidades quanto são dadas a Rita F.R. (algum segredo existe por ali, só pode). Para além disso, Rita Ferro Rodrigues, nem de longe nem de perto, chega aos calcanhares de Andreia Rodrigues que, ao ser afastada também do programa ao lado de João Baião se portou como uma verdadeira senhora, muito profissional, digno de registo, nada de provocações constantes, nada de passar má energia às pessoas mesmo sabendo que deixaria de ser apresentadora naquele programa. E olhe que eu sempre disse que Andreia Rodrigues não tinha perfil para ser apresentadora, o que se veio a confirmar, no entanto na sua saída portou-se à altura. Portou-se lindamente, o que é surpreendente visto que não tem a experiência que tem Rita Ferro Rodrigues que se porta como uma mulher grande a quem contrariaram, vai daí faz uma enorme birra, atira-se para o chão e culpa todos ao seu redor. Rita F.R. precisava de começar a equacionar que, talvez, talvez, o verdadeiro problema esteja na sua postura e não na dos outros. Que aquilo de agarrar o público, criar empatia com o público, não pode passar por ter o nariz sempre levantado, é do mais irritante que existe num apresentador(a), humildade precisa-se e esta humildade de que falo não tem nada a ver com submissões, muito longe disso Até na hora da derrota se percebe de que fibra uma pessoa é feita. Se existe dignidade na saída ou não. No caso de Rita F.R. já nos apercebemos que não.

      Lamento (ou não) ter este hábito de ser directa, de dizer o que penso, no entanto não sou mal educada, nem insulto ninguém levianamente, nem levianamente nem sem ser levianamente, não tenho o hábito de insultar pessoas, ensinaram-se que as coisas dizem-se pela frente e nunca por trás, este blog é público, logo...

      (o João Baião deixou-se ir na onda de Rita F.R. e afundou-se com ela, o que é pena, não sendo propriamente o meu género de apresentador, acho que deve ser uma excelente pessoa e, ao contrário de Rita.F.R. muita gente gosta dele)

      Tenha uma boa noite, Fatyly :)

      Eliminar
  4. No canal generalista vejo sempre o noticiário com o Bento Rodrigues e à noite é raro porque repetem as mesmas notícias, embora goste do apresentador de hoje que de repente não me lembro o nome.

    Os programas da natureza vejo ao sábado e domingo. E gosto muito do "Contas poupança":))

    Mas vejo muito mais a SIC Noticias. Por vezes vejo a crónica criminal perto da hora do almoço, mas o Hernani de Carvalho continuo a distanciar-me dele e manter mais sobre a advogada ou advogados que falam de leis e anoto:). Depois o que mais me irrita é que no meio de algo dramático a Júlia e o seu J interrompem para anunciar o 760.... o que a meu ver deveria ser proibido. Quando começam mudo para a da TVI e quando estes começam com o 760 volto à SIC:))))assim vejo não por morbidez mas para saber mais da enorme trapalhada de leis.

    Acredito no que dizes mas hei-de perder um tempinho para alhear-me do assunto e ver a Sô Dona Rita:))) se "sobreviver" depois direi alguma coisa.

    Tenho a felicidade de conseguir pagar a factura à NOS e ver os meus desportos e como posso voltar atrás por vezes perco a noção do tempo




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O "contas-poupança" também costumo ver, mas vejo no site da SIC Notícias, ou seja, não vejo na tv, vejo na net.

      Fatyly, esta parte do seu comentário é do melhor que existe. Grande táctica, hein! :))))
      "o que mais me irrita é que no meio de algo dramático a Júlia e o seu J interrompem para anunciar o 760.... o que a meu ver deveria ser proibido. Quando começam mudo para a da TVI e quando estes começam com o 760 volto à SIC"

      (neste momento já não vale a pena, o programa está no fim e sô dona Rita está piursa, com um bocadinho de sorte ainda lhe entra pelo écran adentro e dá-lhe uma dentada ;)

      A NOS tem pacotes para todos os bolsos, é só uma pessoa se informar. É para mim a melhor operadora que temos em Portugal, mas isto é só a minha opinião.

      Eliminar