sábado, 28 de janeiro de 2017

Mais uma história de um Ti. O Ti Maravilha à volta da fogueira

Ti Maravilha era um género de Ti de quem muita gente falava, a maior parte dos que falavam de Ti Maravilha eram de um mundo todo ele pintado a oiro daquele que tem mesmo a cor do oiro embora não seja exactamente oiro, só que, parece que sim. A maravilha que inundava os que idolatravam o Ti Maravilha centrava-se exactamente nesse ponto, o sempre parecer e nunca ser. Ser, implicava trabalho, e parecer implicava a fantasia de se ser sem, contudo, ter alguma vez sido. O caminho mais fácil era o da fantasia, ser, no verdadeiros sentido da palavra, dava muito trabalho, daí que Ti Maravilha tivesse muita gente a fazer-lhe vénias à sua passagem, a estender-lhe tapetes fabricados com a mais pura lã de um tear todo ele labiríntico embora nalguns pontos com saídas rápidas e ideias preconcebidas.

Um dia Ti Maravilha resolveu juntar os que o idolatravam à volta da mesma fogueira, uma fogueira toda ela dançante, rodopiante e enervante, enervante para quem apenas observava o Ti Maravilha ao longe, assegurando a distância necessária no sentido de não ser contagiado com a chama rastejante capaz de  hipnotizar os que queriam parecer, mas não os que queriam ser. E Ti Maravilha discursou, no seu discurso relevou os oportunistas, disse ele no seu tom que parecia sério, que os oportunistas eram seres absolutamente credíveis, porque ser oportunista era simplesmente aproveitar as oportunidades. Simplesmente, dizia Ti Maravilha... Toda a gente aplaudiu de pé Ti Maravilha. Ti Maravilha falava bem. Ti Maravilha era uma maravilha, uma maravilha sem redundâncias à vista. 

O que as pessoas adeptas do parecer não entenderam é que Ti Maravilha até tinha razão na parte em que ser oportunista nada mais é do que aproveitar oportunidades, palmas para Ti Maravilha, o problema é que Ti agora despido perante os olhos dos que o observavam à distância, os adeptos do ser, é que ser oportunista é efectivamente aproveitar as oportunidades... deitando no lixo a parte da ética.  O caixote de lixo de Ti Maravilha estaria, quase de certeza, todo ele forrado de cascas de banana de tom amarelo-oiro.

8 comentários :

  1. Com esta ideia dos "Ti", veio-me à memórcia o Ti(búrcio), homem na casa dos 50, sempre com um sorriso nos lábios, bem disposto, desde logo consigo, depois com a vida e com os outros. Todos gostam dele.
    Há profundas diferenças entre o 'meu' Ti(búrcio) e o Ti Maravilha aqui trazido por Maria. Há, tenho a certeza que há. O que não consigo é descrevê-las.
    Ti Maravilha era uma maravilha. Ti(búrcio) é, ainda, um génio na arte de agradar. O Ti(búrcio) também é homem para denunciar oportunistas. E fá-lo com aquele seu ar terno e sempre, mas mesmo sempre, com o tal sorriso que desarma qualquer um.

    Maria, dê cumprimentos ao 'seu' Ti Maravilha.
    Um beijinho para si.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O seu Ti(búrcio) só tem 50 anos? É muito novo para ser um Ti(búrcio), penso eu, isso é um Ti(búrci) que já usa iphone e tudo e tudo. Nããã... na minha imaginação um Ti(búrcio) que se preze teria pelo menos 80 anos bem vividos e usaria uma cabine telefónica para ligar ao filho que vive em Paris de França :)))

      Como não consegue descrevê-las, caro Observador?! Então e isso de fazer jus ao nickname Observador, cadê?

      (Ti Maravilha não era maravilha nenhuma, antes pelo contrário, acredite em mim, e só por isso não pretendo cumprimentá-lo... Meu? Vade-retro... ahahahah)

      Beijinho para si também, caro Observador.

      Eliminar
  2. Este post, parece ter endereço de destinatário. Ti Maravilhas há por aí muitos. Alguns são tão Maravilha que tramam os outros e eles continuam a defendê-los.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem sim, Elvira, tem endereço de destinatário. Acertou. Aliás, este post nasceu porque ouvi um dia destes alguém defender que não via mal algum em ser oportunista, quando ser oportunista era saber aproveitar as oportunidades.

      Segundo o dicionário, ser oportunista é:
      "Que ou quem aproveita as oportunidades, normalmente sem preocupações éticas."

      Ética, penso eu, nada tem a ver com falsos moralismos.

      Abraço e tenha também um bom fim-de-semana.

      Eliminar
  3. "o problema é que Ti agora despido perante os olhos dos que o observavam à distância, os adeptos do ser, é que ser oportunista é efectivamente aproveitar as oportunidades... deitando no lixo a parte da ética."

    direitinho e certeiro. Julgavam um Ti que mudaria mas irá fazer jus da oportunidade revestida de que tinha mostrado.

    Ó meu Deus quantos "Ti Maravilhas" existem por este mundo e por cá também temos alguns e um deles está cada vez mais a perder o pelo, sim porque isto de ter bom-senso provoca queda de cabelo...né?

    Um bom dia de chuva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Fatyly sabe que agora começaram a nascer uns xicos-espertos, começaram a nascer, não, rectifico, já cá andam há muito tempo e vai aí têm muito calo lá nos sítios onde os xicos-espertos têm calos, que resolveram manipular isto de ser oportunista. Querem vender-nos o termo como se fosse uma coisa boa. Uma pessoa não se pode distrair nem um segundo, mas é. Bah!

      (a chuva por vezes limpa a alma da gente :))

      Tenha um bom dia, Fatyly.

      Eliminar
  4. Hoje vou abrir uma excepção. Sim por vezes gosto dessa "abertura".
    Prezo muito todos os "ti" maravilha do ser, na mesma proporção em que abomino os tais do parecer.
    E a excepção? A excepção é que não vou comentar o conteúdo mas a forma.
    Caramba, Maria, que prazer dá lê-la, que bem a menina escreve!
    Ora faça o favor de continuar, pode ser?!
    É que assim, quando me apetecer ler alguém que bem escreve, corro até aqui.:)

    Beijinho, Maria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, estou consigo, GL, os do parecer é que estragam tudo. O grande problema é que cada vez se reproduzem mais, como se não houvesse amanhã. Isto vai ser difícil de controlar, ó se vai.

      (obrigada, GL, pelas simpáticas palavras, eu é que tenho de agradecer, e muito, às pessoas desse lado por dizerem o que acham disto ou daquilo, seja positivo ou nem por isso)

      Beijinho para si também :)

      Eliminar