quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Vou atrever-me a falar dos "Blogs do Ano" que visa escolher e premiar os melhores da blogosfera nacional

Este assunto tem gerado - ou gerou, porque acho que a coisa está demasiado morna, ou mesmo já morreu de "morte matada" - alguma polémica e algum fru-fru pela blogosfera fora. Fala-se da falta de imparcialidade. Que existem blogs que foram pré-seleccionados porque terão uma ou outra mãozinha de um anjo ou "anja" a proteger. Ora eu que acho que isso de discutir o sexo dos anjos não nos leva a lugar algum, resolvi abordar o assunto sob outro prisma. Resolvi ver quem eram os jurados. Pelos jurados talvez as pessoas possam sentir-se, assim, como que a modos de conseguirem ter uma noite mais tranquila. Ou talvez não, existe por ali um nome no meio de tanto jurado que foi atacado forte e feio. Muita gente não lhe vê qualidades de jurado(a). Muita gente escreveu que a pessoa em questão não terá conhecimentos suficientes para avaliar o que quer que seja. Muito gente riu em modo virtual, aquilo dos lols, algumas pessoas saberão que não simpatizo com a história do éle-ó-éle, mas por enquanto vou esquecer esse pormenor.


Será que as pessoas que por aqui passam sabem quem foi apupado(a)?

Vejamos os nomes de todos os dezassete jurados:
1. Helena Forjaz - Directora de Comunicação Inst. e Coop. do grupo Media Capital. 
2. Ana Sofia Vinhas - Directora de Marca da EDP (lembro-me dela como pivot da TVI).
3. José Alberto Carvalho - (conheço-o como jornalista/pivot da TVI).
4. Albano Homem de Melo - Um dos sócios/gestor da cadeia H3.
5. Ricardo Araújo Pereira - Humorista, comentador do programa "Governo Sombra", pertence ao grupo de animadores das Manhãs da Comercial  e escreve textos na revista Visão.
6. Maria Clara - Manequim.
7. Fátima Lopes - Apresentadora de tv (TVI).
8. Rita Pereira - Actriz, e conhecida por inundar tudo o que é rede social, pelos vistos é a segunda a ter mais seguidores nisto das redes, em primeiro lugar está CR7.
9. Fernanda Marantes - CEO da Havas Media Group Portugal.
10. Mariana Pedroso - Arquitecta.
11. Ljubomir Stanisic - Chef Jugoslavo (proprietário de dois restaurantes).
12. Carlos Coutinho Vilhena - Humorista (stand-up comedy).
13. David Fonseca - Músico, cantor e compositor.
14. Álvaro Covões - Fundador e Director da Everyting is New (organização e promoção de espectáculos).
15. Pedro Ribeiro - Director da Rádio Comercial, comentador desportivo e blogger.
16. João Sousa - Tenista profissional.
17. Mónica Serrano - Chief Marketing Officer da L'Oréal.

A existir a tal rectidão que se quer seja em que área for, a coisa talvez passasse por existir apenas três grupos e dentro desses três grupo então, aí sim, os subgrupos. Fosse eu e teria feito a coisa desta maneira:

Primeiro grupo.
Blogs de figuras públicas, portanto blogs que têm por detrás profissionais que gerem esses mesmos espaços, sejam eles fotógrafos profissionais, logo a qualidade das fotos é outra, pessoas que escrevem os textos, pessoas que tratam do design e por aí fora. 

Segundo grupo.
Blogs de pessoas que ganham dinheiro com o seus espaços e que acabam por se tornar um género de figuras públicas, logo, têm acesso a alguns privilégios.

Terceiro grupo.
Blogs de gente dita comum, amadores portanto, que gerem os seus próprios espaços, escrevem os textos, tiram as suas fotos, escolhem o design, o tipo de letra, as cores, mal ou bem são as próprias que o fazem. Estes são provavelmente os meus blogs preferidos, os mais genuínos mas, lá está, não tenho a certeza.

Penso que assim a tal da justiça era capaz de funcionar, assim é só mais uma coisa igual ao que se vê no país e que deixa algumas pessoas descontentes. Por mim, que só escrevo porque gosto, é coisa que não me preocupa. O blog é apenas um espaço onde mostro através de letras escritas o que me vai na alma e, nada mais. Concursos, prémios e coisa e tal, não é coisa que me cative. Por incrível que possa parecer existem realmente pessoas que se estão nas tintas para quinze ou mesmo dezasseis minutos de fama. Fama? O que é que é isso realmente? (pergunta na onda de retórica).

8 comentários :

  1. Compreenderá que não perca mais que dois minutos a pensar nesta coisa dos "Blogs do Ano".
    É uma iniciativa que nada me diz.
    Depois, o quadro dos jurados dá-me, na sua maioria, vontade de rir. Atenção que eu disse "na sua maioria". Aquilo (a maioria) é malta que desperta em mim alguma desconfiança. Passo, portanto.

    Passei está passado.
    Despacho: arquive-se!

    Beijinho, Maria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma iniciativa que até poderia ser engraçada, mas mais do que isso se existisse a tal imparcialidade e, quem sabe, na loucura, uma coisa que poderia ser denominada de "democracia-blogosférica". Em que é que consistia a tal democracia-blogosférica? Simplesmente em ser toda a gente que tem um blog (um só e nada mais) a ter uma opinião que se traduziria em votar nos jurados. Pois, os... jurados. O cerne da questão está na problemática dos jurados.

      (e a sua aposta na pessoa-júri que terá sido vaiada? cadê?)

      Beijinho para si também.

      Eliminar
    2. Ahahahahah... agora esteve muito bem :))))

      Eliminar
  2. Fizeste um post que toca num ponto fundamental em todos os jurados do quer que seja e até noutras áreas.

    Iniciativa da Média Capital. Da lista conheço alguns que não sei se têm blogues. Mas saltou-me um que apesar de gostar muito dele, de seguir a sua carreira com muito "sangue, suor e lágrimas" pergunto dizendo desde já que posso incorrer numa ignorância, o que faz João Sousa - um tenista de grande valor no meio de "gente" que anda mais nessa onda dos blogues? Não o vejo como jurado...julgo eu de que... porque a meu ver até o grande CR7 tem alguém a manusear ou sei lá o nome a aplicar para manter o seu espaço. Tudo isto porque avaliar um blog/autor(a) que se inscreveu no concurso tem de ser visto, relido e mais que relido.

    Não sei se me fiz entender:)

    Na onda do humor que me caracteriza e por ver "três deslocados" faria uma alteração versus troca:

    - JOão Sousa pelo Sr.Observador.
    - Mariana Pedroso pela Maria Madeira.
    - Carlos Coutinho VIlhena pelo nosso AC

    Saio de fininho porque vem chumbo...eiiii cuidado siôs e sîôra.

    Beijos e um bom sábado






    Não sei se me fiz entender.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fatyly, a grande celeuma nisto dos "Blogs do Ano" foi o facto de muita gente achar que a imparcialidade é inexistente e, se formos a ver bem, talvez seja. Não podemos de forma alguma avaliar blogs e autores dos mesmos colocando todos no mesmo saco (passo a expressão). Existem blogs profissionais, logo, com outra qualidade. Existem blogs de figuras públicas, logo, com outro tipo de privilégios, visibilidade, ajudas de outras figuras públicas de peso. E existem por fim blogs de gente amadora, que tem blogs construídos e habitados apenas pelos autores, sem qualquer tipo de ajuda exterior. É neste âmbito que deveriam ser avaliados para que a tal justiça, imparcialidade, existisse. Sendo assim é só algo que não "cheira" muito bem.
      ...

      Achei piada à parte em que troca os nomes de três de nós, pelos nomes de três jurados :)))

      O(a) tal que muita gente diz não ter qualidades para jurado(a) não é o João Sousa. Parece que já só restam... quinze ;)

      Ah, mais isso de ler um blog de uma ponta a outra antes de o avaliar, dá muito trabalho, acha que os jurados se vão dar a esse trabalho? Nem as marcas quando querem fazer publicidade aos seus produtos nos blogs o fazem...

      Bom sábado, Fatyly.

      Eliminar