sábado, 10 de setembro de 2016

Um post light que é o que sabe bem num sábado à tarde (a lista de blogs que se tem na lateral )

Vou falar daquilo de se ter links de blogs ali na lateral do nosso próprio blog. Aquilo a que a plataforma blogger chama de "a minha lista de blogs" e que normalmente se altera dando o nome que bem se entende.
Neste momento como podem perceber não existe lista alguma neste meu blog, a coisa está em manutenção. E resolvi trazer este tema a lume porquê? Porque penso que quem não percebe muito bem de novas tecnologias e como funciona a plataforma blogger pode, de alguma forma, ser induzido a erro e acabar por ser injusto com algum blogger.

Passo a explicar:
Só tenho a lista de blogs na lateral para que possa de forma rápida perceber as actualizações de alguns blogs que acompanho. Os títulos dos textos também ajudam. Só que não entro nos blogs que visito através dos blogs que se encontram na lateral, portanto sempre que aparecer do lado de lá o nome do meu blog (amanhecer tardiamente) quer dizer que alguém entrou através deste espaço, alguém que não eu. Por norma entro através do painel do blog, e ao entrar através do painel do blog não fica nenhum registo do nome deste blog, é um entrar directo. Gosto mais de entrar através do painel do blogger porque consigo ler as primeiras linhas dos textos dos blogs. Apenas por isso.

O cuidado que é preciso ter é que muita gente usa este entrar através dos blogs da lateral de outros bloggers com más intenções, sabem que fica registado o nome do blog do autor por onde entram e não o seu próprio blog, vai daí é fácil induzir alguém a erro, alguém que não saiba que a coisa se processa desta forma. 

Era bom que a plataforma blogger alterasse isto, ou seja, quando é o próprio dono do blog a entrar através dos blogs que tem na lateral, o registo que ficaria do outro lado seria obviamente o seu. No caso de ser outra pessoa a entrar, aí o registo teria que ser outro de forma a evitar possíveis confusões e gente mal intencionada. Se calhar as pessoas que não têm blogs na lateral é que se sabem proteger...

6 comentários :

  1. Uma coisa light nem sempre é o que se pretende que seja. Por vezes, e dando apenas um exemplo ainda que noutra área, os produtos light na alimentação, são enganadores.
    Creio que percebo a intenção de Maria ao chamar light a este post. Direi mesmo que tenho a certeza.

    A lista que surge na lateral do meu blogue, serve-me para perceber quem publica o quê e, se a geringonça estiver a funcionar bem, temos a informação actualizada, a mais recente. O que, diga-se, nem sempre acontece. Não me preocupo com quem se serve dessa ferramenta. Nem nisso reparo.
    Quem entrar lá no meu coiso - entenda-se blogue - por essa via e com esse propósito, 'não ganha para o tabaco'.
    A lista lateral é o que é e vale o que vale. Para mim, vale alguma coisa, já que com ela lá, a lista, me apercebo rapidamente e com facilidade das publicações que vão surgindo. Prefiro assim do que ter que ir dar a volta a Évora - olha, saíu-me :) - para chegar a Lisboa.

    E é isto, dito com ar de quem está sonolento e, eventualmente, não sintonizado.

    Maria, vem aí o dia do Senhor. Enfrentêmo-lo, ao dia, com tranquilidade. Mesmo que nas nossas memórias esteja o 11 de Setembro, o tal.
    Beijinho, jovem Maria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O significado deste light no título foi apenas no sentido de fugir às notícias catastróficas que nos entram pelos olhos adentro durante a semana. Se uma pessoa não fizer uma pausa no fim-de-semana arrisca-se a ter um AVC. O fim-de-semana é para relaxar, para viver mais devagar, por assim dizer.

      Vou só contar algo assim de fugida. Tenho esta mania de, para tudo onde entro, aos poucos e poucos tento pesquisar/perceber o lado bom e o lado menos bom das coisas, ora, isto dos blogs não é excepção. Gente existe nisto dos blogs que é boa gente e, gente existe nisto dos blogs que não presta e, não prestando, sabem exactamente como detonar blogs e respectivos bloggers. A intenção deste simples post foi abrir um bocadinho os olhos a quem não percebe como é que esta "geringonça" realmente funciona. Funciona para o bem com textos de gente que gosta de escrever e apenas usa o blog para isso. Funciona para o mal quando a intenção é divertir-se/causar mal-estar/humilhar/arrasar/perseguir outros só porque sim.

      Entrar pelo painel do blogger e entrar pela lateral demora exactamente o mesmo tempo. A diferença é que, pelo painel conseguimos ler a introdução do texto e pela lateral só conseguimos ler o título, isto se o dono do blog facultar o título, alguns só têm o nome do blog e nada mais.

      Beijinho para si também (vê, estou a evitar dizer "caro Observador" conforme pediu :)

      Eliminar
  2. Agora é que fiquei em estado KO:)))

    Primeiro ia para par os States e afinal o TIR só entra em funcionamento às 21h (final masculina de ténis)
    Segundo foi o post das "duplicações"
    e agora este que li por diversas vezes e pesquei apenas um peixinho tão pequeno que mal se vê.

    Eu só frequento os que tenho na barra lateral. Parados são substituídos por outros que vou lendo de fio a pavio e que só depois é que passo a comentar e com isso vão ficando na calha.

    Fica apenas um e que também podem entrar pela mini-aplicação "centopeia"...porque sim!

    Entro sempre pelo nome do blogue da dita barra lateral e se estou a prejudicar alguém e ou tu porque pelo que percebi que foi muito pouco não fica o meu registo, é favor de me dizer para que o meu "cadastro" seja estampadinho da silva.

    Para mim este não foi nada light, mas mesmo assim ao escrever o que agora escrevi fez-me rir porque se fosse visível a minha postura enquanto lia...seria mais parecido...a uma burra a olhar para um palácio.

    Venho aqui para relaxar e comentar, mas jamais comentar por comentar numa de tipo picar o ponto. Nãaaaaaaa nada disso. Depois de escrever e mandar para "a aprovação" 99,9% das vezes é que leio os comentários para não me influenciar em nada. Digo-te que me faz tão bem e serve de calmante, já que como bem sabes este ano não tem sido fácil e agora é ler papelada, aguardar por decisores que foram todos os ou quase todos a banhos e cujos serviços...ufa, ufa!!! Imobiliárias, coordenar irmãos e as respectivas caras metades que ...enfim. A mãe por vezes insuportável (tadinha) porque continua a ser Madre Teresa de Calcutá e não pensa nela e no risco em que se mete que ainda arranja um sarilho bem grave. Infelizmente mal anda e dar o braço a outra na mesma condição sem que chame alguém...pois Maria já foi chamada a atenção...mas a sua teimosia é grande. Foi chamada à atenção por quem é responsável e não gostou mas foi preciso eu, sempre eu que com o meu mau feitio e frontalidade pus as pintas nos "isss" ao que me respondeu: filha acreditas que não medi o perigo? Agora que me disseste o que disseste é que vejo no que poderia acontecer.

    Finalmente e para ver o meu estado deixo-te uma pergunta: ontem temperei "à maneira" um pedaço de entrecosto que ficou a marinas durante a noite. Certo? Agora já está no forno e eis que em vez de colorau, esta "je" com tanta tralha na cabeça, pus canela. Tu que és mestra em culinária...vai ficar comestível?:)))))))))))

    Deixo-te um beijo com um obrigado sincero por todo este momento de leitura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó meu Deus, Fatyly, fiquei tão baralhada com este seu comentário que ainda ando para aqui às voltas sem saber o que fazer, nem o que responder (ahahahah).

      Digo-lhe isto: deixe para lá, não se preocupe com isso de não ter percebido este assunto, calculei isso mesmo, que as pessoas um pouquinho menos atentas a isto das novas tecnologias e afins não o percebessem. Já passou :))

      Beijo para a sua mãe e outro para si também (rimou e tudo e tudo. Tenha um óptimo domingo.

      PS: Eu cá só deito canela nos cereais do pequeno-almoço e no arroz-doce. Entrecosto é mais com o meu pai, eu não como entrecosto, também não uso colorau. Ah, e não sou nada "mestra em culinária", apenas gosto de cozinhar e improvisar, é muito calmante.

      Eliminar
  3. O Blogger é um malandreco, que se levanta tarde e a más horas (na barra da lateral da lista de blogues só aparece o novo post passadas muuuuiitas horas).
    Quanto às más intenções do utilizador, digo-lhe uma coisa, Maria: "cheiro-as" à distância, filtro-as, e dou-lhes a importância que merecem, ou seja, nenhuma. É a minha maneira de estar na vida real, é a minha forma de estar no mundo virtual. É que, sabe, já dá tanto trabalho encontrar focos de energia positiva que, para bom entendedor...

    Um bom domingo, Maria :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os "feeds" (vulgo actualizações) por vezes levantam-se, realmente, tarde e a más horas, como o AC escreveu. Até nisso o painel do blogger pode ajudar... uma pessoa vai aprendendo alguns truques com o tempo.

      O problema neste caso é que, se a pessoa tiver más intenções e clicar no link do seu blog que tenho ali à direita (por enquanto ainda não está), o AC verá nas suas estatísticas o nome do meu blog (por exemplo) e vai daí pode tirar conclusões precipitadas. Vamos supor que lhe deixam um comentário anónimo daqueles do mais cobarde que há. Ah, pois!... Só por isso é que desactivei a função de aceitar anónimos, evita que os ditos tenham esse "prazer". No entanto não posso evitar que isto aconteça a quem entra nos blogs da lateral através do meu. Através de quem como eu tem blogs na lateral. Era bom que a plataforma blogger desse corda aos sapatinhos e alterasse este "pormenor".

      Filtrar é necessário , bem sei. Necessário para bem da sanidade mental. Um dia chego lá...

      Bom domingo para si também, AC :)

      Eliminar