domingo, 5 de junho de 2016

Parece que Portugal tem 71 praias com zero poluição. Ufa, finalmente uma boa notícia, estava a ver que não...

Como gosto muito de Tavira resolvi deixar em imagem uma das praias que consta da tal lista com zero poluição. A praia do Barril. Das (minhas) melhores sensações é chegar à praia quando o dia ainda é o primeiro, sentar-me de imediato, sem toalha sequer, enterrar os pés na areia seca. Sentir o calor por breves minutos enquanto oiço o barulho do mar muito perto. Aquela sensação única de que o mundo chato e mesquinho ficou lá longe e tenho muitos dias pela frente para fazer o que me der na real gana.


(para quem quiser consultar a lista das 71 praias, é pisar a areia por aqui)

19 comentários :

  1. A praia do Barril, essa, não fica perto das Pedras d'El-Rei?
    Se é a que penso, é muito boa.
    Aliás, a imagem diz quase tudo.
    Beijinho, Maria, bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz uma boa pergunta, mas não sei responder. Estive duas vezes em Tavira, apenas. Uma como escapadinha de fim-de-semana e outra apenas uma semana de férias.

      Eu diria que temos muito boas praias em Portugal. Muita gente despreza as praias na linha da Costa da Caparica e eu, no entanto, acho-as excelentes. O que faço é escolher umas menos acessíveis, ou menos frequentadas (embora não seja fácil), não gosto da confusão. Gosto de ouvir o mar e não de ouvir pessoas aos gritos. Essa é a finalidade de uma tarde ou manhã de praia, relaxar e não stressar.

      Bom domingo, caro Observador :)

      Eliminar
    2. Costa DE Caparica, cara Maria.
      Sim, tem uma frente de praia muito boa.
      O mal, por ali, é mesmo haver demasiadas pessoas por metro quadrado.
      Há cada vez maior procura das praias de S. João (lado norte). Para o outro lado ainda se encontram alguns (poucos) locais que proporcionem tranquilidade.
      A maior parte da gente que frequenta a Costa de Caparica (praias) vem da margem norte do Tejo.

      P.S. em jeito de protesto: Maria deixou de visitar o 'Reflexos'?

      Eliminar
    3. Tem razão, tem razão, esse DE escapa-me sempre. Acho que vou ali autoflagelar-me :))

      Bom, no meu caso não me posso queixar, conheço praias de sul a norte do país (o escrever sul em primeiro lugar tem a ver com o facto de conhecer mais o sul do país). Em criança era mais Guincho porque o meu pai gosta muito daquela praia, entretanto é um excelente nadador. Tomara eu.

      Resposta ao seu PS: Não deixei de visitar o Reflexos, o que se passa é que não tenho comentado como é meu costume em nenhum blog, não é só no seu. Estou a ter alguma dificuldade com isto de escrever e comentar escrevendo. Dará até para perceber algum esforço na forma como tenho abordado os assuntos aqui no meu blog. Está aquém do que acho ser o meu género. Penso que é uma fase, apenas, logo voltará ao normal. Espero eu... ou então a continuar assim lá terei que fechar de vez o blog. Em esforço não dá.

      Eliminar
    4. Desculpem meter-me na conversa, mas é para esclarecer uma dúvida, se não for bem vindo o meu esclarecimento, peço desculpa. Sim, a praia do Barril é nas Pedras D'El-Rei... Muito próximo de Tavira... Aliás, em Tavira, concelho. Quando digo próximo, refiro-me à cidade. Uma praia maravilhosa, como todas as dessa zona!

      :)

      Eliminar
    5. Não precisa de pedir desculpa, esse "meter-se" que só acrescenta, eu agradeço. Obrigada, São :)

      Eliminar
    6. Obrigado, São.
      Confirma-se a minha orientação geográfica.
      Pediu desculpa? Está desculpada :)

      Eliminar
  2. Maria, é bom saber que são tantas :) É muito bom sinal! Junto-me ao Observador, no seu PS. (politiquices à parte!)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom ter boas notícias para variar, falem elas de praia ou do que quer que seja.

      Beijinho, Carpe.

      PS: Não percebi a parte do "politiquices à parte" e do Observador, admito. O meu cérebro já não é o que era, se é que alguma vez foi coisa de jeito :)))

      Eliminar
  3. Gosto imenso de ir à praia de madrugada ou ao fim da tarde, tudo pelas multidões e confusões e pela tralha que levam que só falta o estendal da roupa e o penico.

    Conheço essa praia e outras do Algarve. Conheço as daqui. Deixei de frequentar as da linha de Cascais e conheço bem as da Costa DEEEEEEE Caparica:))))) (provocaçãoziiiinhhhaaa) e duas do norte Ofir (Esposende) e Furadouro agora não me lembro:)

    A da foto é linda, mas pergunto sempre que me deparo com este cenário: concessão (por alma de quem?) cadeiras e toldos pagos a peso de ouro (por alma de quem?)...onde é que espeto o meu chapéu? (por alma de quem?) A ganância tem limites e como é possível todos os anos aumentarem a área de concessão? Por este andar quem não pode...vai nadar na tacinha do quintal ou na varanda. Enfim!!!

    São boas notícias mas acho muito poucas para o número que existem e sobretudo acho muito estranho que praias quase coladas onde se passa com a maré vazia, uma tenha essa distinção e a do lado não.

    Nãaãã me convencem "zero poluição? hummmm aqui há...é melhor calar-me!

    Como andei numa de "Querido(salvo seja) mudei a casa" heheheh estou derreada e vou-me esticar ao comprido que bem preciso:))))

    Um bom serão



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xiiiii, Fatyly, ir à praia de madrugada nos tempos que correm? Não sei não... isso não é arriscado nem nada?!? Para fazer tal coisa terá que ser uma praia muito movimentada, ou seja, que tenha uma esplanada mesmo ali ao lado com muita gente. Praias desertas de madrugada, não, passo.

      Não gosto muito das praias da linha de Cascais, essas eram as preferidas da minha mãe, tive que as frequentar quer eu quisesse, quer não. Gosto de praias com grandes extensões de areia.

      Neste género de praias existe a zona para chapéus, cadeiras, espreguiçadeiras, pagos, e existe uma zona livre para quem leva o seus próprios chapéus e cadeiras. Há para todos os gostos. Tranquilo. Toda a gente convive sem qualquer drama. Eu pelo menos nunca assisti a qualquer tipo de conflitos.

      Faz bem eu descansar... tenha uma boa noite :)

      Eliminar
    2. A partir das seis da manhã já há imenso movimento na Praia Grande desde a jornaleira a montar e a abrir a casinha até aos descarregadores de tudo e mais alguma coisa para os vários cafés. Às sete já lá estou e por vezes há quem já lá esteja antes de mim.

      Na Praia das Maçãs é o mesmo movimento, talvez um pouco maior devido ao mercado.

      Nesta altura começa a ida da garotada das escolas e às nove e qualquer coisa a praia fica recheada de canalha e aí venho-me embora:))))

      O que tiver que acontecer acontece. Podemos e devemos ter precauções mas não vivo de "medos" porque a maioria das pessoas morre na cama e como sabe bem deitarmos-nos nela:))))

      Um bom dia e hoje o dia promete...viva o calor:))))

      Eliminar
    3. Mas Fatyly, às sete da manhã a areia ainda está fria e húmida da noite. Não há calor, ora eu gosto daquela sensação de calor ao entrar na praia, não o calor exagerado, mas algum calor. A partir das nove parece-me bem, ainda que de férias isso ainda é demasiado cedo, para quem tem que cumprir horários todo o ano, férias é sinal de dormir até tarde se assim apetecer, de não andar com relógios no pulso, de almoçar às horas que bem se entender. Ou seja, férias é sinal de liberdade. Para mim é assim ou então volto de férias ainda mais stressada do que realmente fui.

      Quanto a isso de "O que tiver que acontecer acontece", bom, convém não facilitar o "acontecer". Os tempos mudaram e muito, no tempo da minha avó deixar a chave na porta da rua do lado de fora era algo normal, nos dias que correm esse gesto pode significar ser roubado ou mesmo custar a vida a algumas pessoas. Convém que as pessoas de mais idade se adaptem aos tempos modernos e tomem as devidas precauções.

      Junto-me a esse seu viva. Tenha um bom dia... cheio de sol :)

      Eliminar
  4. Tavira é das poucas cidades do Algarve que não conheço. A minha cidade por excelência, é Lagos, e apesar de não ver aqui nenhuma praia referenciada, é lá que vou a banhos se não morrer até lá.
    Mas conheço algumas mais no Algarve. E Sesimbra, Ericeira e Nazaré. Engraçado que não conheço nenhuma das praias que me ficam mais perto, nomeadamente a Costa de Caparica, a praia da Rainha, e as outras que por lá existem.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei bastante de Tavira e pretendo voltar. Achei-a uma cidade tranquila, onde sabe muito bem passear. A primeira vez que visitei Tavira foi em modo presente do namorado da altura, hotel com direito a jantar romântico e tal, só sei que o jantar romântico foi acelerado porque ia jogar o Sporting. Nessa noite estive quase para arranjar um outro namorado mesmo ali por Tavira, um que não gostasse de futebol, mas é. Ou seja, ele quis fazer-me uma surpresa mas aquilo trazia água no bico, teria que ver o jogo ao lado dele. Raios que partam os homens, mas é. Não lhe atendi o telefone uma semana, quase que acampou à minha porta :)))

      Uma das minhas praias preferidas no Algarve, é a praia Verde. Conheço-a desde criança, era para lá que os meus pais costumavam ir todos os anos no Verão. Entretanto cresci e continuei a tradição de visitar a praia Verde de vez em quando. Gosto do restaurante "Pézinhos na Areia" e gosto do facto de terem feito obras e já não ter que subir aquelas escadas tão íngremes, no final de uma dia de praia perdia meia dúzia de quilos só de subir tanto degrau.

      A Costa tem a "Cabana do Pescador" que gosto muito, a "praia da Mata" onde namorei algumas vezes em adolescente, a "praia da Morena" e outras tantas, é só procurar. Só não me convidem para a Fonte da Telha porque não gosto.

      Abraço, Elvira, tenha também uma boa semana.

      Eliminar
  5. Não pode ser!!!
    Fazer-se à vida também é estar na blogosfera, e eu quero poder continuar a passar por aqui e a poder ler novos posts e vou estar a torcer para que post do dia 8 seja temporário...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Blogosfera é assunto arrumado, Gábi.

      Beijinho para esse lado :)

      Eliminar
    2. Que pena, Maria! Tudo de bom para si, bem merece.
      (Assim, como quem não quer a coisa, a blogosfera não é tão má, nem tão boa, como a pintam. É aquilo que é. Sabe que, para lá das devidas distâncias, sinto-a como uma pessoa amiga?)

      Um beijinho :)

      Eliminar
    3. AC, gostei muito de o conhecer através das palavras escritas. Continuo a nutrir uma grande paixão por letras, por palavras escritas que todas juntas têm este efeito de nos levar para perto de outros mundos. O blog teve esse lado bom, o lado de conversar com as pessoas, escrevendo, só por isso não tenho a menor intenção de retirar o blog do ar, sempre que alguém entrar pode sempre entrar no link das pessoas que por aqui comentaram. Essa parte fica.

      A verdade é que eu já estava há algum tempo em modo esforço e, quando assim é, convém saber parar. Saber quando parar também faz parte disto de crescer, penso eu... As redes sociais têm um lado que não me agrada, não consigo compactuar com esse lado.

      Aceite também um beijinho e muito obrigada pela sua simpatia :)

      Eliminar