terça-feira, 31 de maio de 2016

... e continuam(os) a odiar ...

José Cid diz que tem recebido ameaças de morte depois da polémica que se instalou nas redes sociais. E eu assustei-me ao ler a parte das ameaças de morte. Nada mais tenho a dizer.

0


22 comentários :

  1. Essa é a parte estranha dos nossos dias, odiamos com muita facilidade situações insignificantes e voltamos a cara para o lado quando quando o assunto é grave ... é mais facil assim. E a falta de memoria colectiva é assustadora, amanhã ninguém se lembra do que foi hoje uma grande causa.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Situações insignificantes também me parece ser o caso. Ninguém é perfeito, já todos tivemos momentos em que dissemos, fizemos, algo, de que nos arrependemos, parece ser o caso, o músico teve um momento infeliz, mas não me parece ser caso para ameaçar de morte. Andamos com as prioridades todas trocadas.

      Boa noite, Isabel.

      Eliminar
  2. Aquilo é muita raiva acumulada.
    Seis anos a processar o que disse José Cid.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Observador, somos todos adultos e é suposto sabermos gerir raivas. Quando alguém sente raiva deve evitar o acesso a redes socais. Também acho que devemos andar quase todos com vidas muito monótonas, chatas, porque esta vontade quase doentia de "queimar" pessoas, assusta.

      (não vou falar sequer de alguma culpa por parte da comunicação social quando dá ênfase a este tipo de não assuntos e da irresponsabilidade de alguns programas de tv que na ganância das audiências, embarcam)

      Eliminar
  3. Esteve mal e o Nuno Também, mas a bomba só fez efeito seis anos depois. Na volta a maioria dos transmontanos nem sequer sabiam. Pediram desculpa e continuam com as atitudes com as quais não concordo o que para mim só mostra como "a sociedade portuguesa está bem doente e com uma inversão de valores que é obra"!

    De norte a sul, canalizem essas energias para coisas mais graves, muito, mas muito mais graves...mas aí...a atitude é sempre de "assobiar para o lado e não saírem do seu quintalinho", o que é pena!!!!

    Votos de um bom dia criança desta criança:))))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fatyly, eu tenho uma opinião ligeiramente diferente, com certeza que sendo uma figura pública teria sido inteligente por parte de José Cid medir as palavras, este lado está arrumado. Embora ache que seria grave se José Cid tivesse dito este tipo de coisas num telejornal, tratando-se deste tipo de programa, não me parece grave, parece-me inconsciente. O Nuno Markl não esteve mal, nem sequer tinha que pedir desculpa por coisa alguma, o Nuno Markl insere-se naquele lado que chama as pessoas de humoristas e sendo assim reagiu como um humorista reage, rindo, este rir não é faltar ao respeito às pessoas, não me parece que seja por aí.

      É preciso não esquecer que somos um país de gente que se leva demasiado a sério, sem grande sentido de humor, é necessário de vez em quando sacudir esse lado. Os transmontanos deveriam ter reagido com sentido de humor e assim "arrasar" José Cid em bom. Não somos todos lindos de morrer e com dentes perfeitos, é a vida. Somos quase todos imperfeitos, quer por dentro, quer por fora, e dentes perfeitos são comprados lá no sitio do dentista. Isto passa-se de Norte a Sul do país. Ninguém saiu bem deste filme, no entanto acho que ameaças de morte quer dizer que as pessoas andam muito desequilibradas. Não pode acontecer.
      ...

      Tenha um óptimo dia, Fatyly, com o tal espírito de criança que convém não deixar morrer :)

      Eliminar
    2. Com a devida permissão e já que se fala em Nuno Markl, dizer apenas que o próprio também pediu desculpa publicamente.
      Se tinha que fazer? Acho que sim, porque nesse programa, Markl fez mais do que rir.
      O que me choca é que um surja mais um não problema a distrair todo um país que deveria ter a sua atenção centrada nos assuntos sérios.

      Fui...

      Eliminar
    3. Caro Observador, eu tento separar águas, Nuno Markl é humorista (penso eu) e se o é, a leitura tem que ser obrigatoriamente outra. Se Nuno Markl fosse pivot, seria grave rir do que foi dito, a responsabilidade de um pivot é noutro sentido, não é pivot o Nuno M., portanto convém fazer a tal separação. Isto na minha opinião, aquela que vale o que vale. O que a mim me aflige é se começar também a espartilhar os humoristas. Não tarda ainda nos tornamos um país mais cinzento.

      O problema é que todos nós entramos nestas "distracções". Todos. Pelo meu lado não tinha a menor intenção de falar deste não assunto (daí o título nem sequer mencionar o nome do músico vs transmontanos) só que o facto de existirem ameaças de morte nesta palermice levou-me a querer dizer alguma coisa. Apenas isso.

      Eliminar
    4. Um humorista tem o dever de saber respeitar.
      E é tudo :)

      Eliminar
    5. Tem, com certeza que sim, mas existe uma linha muito ténue nesta coisa do humor. Basta alguém não possuir sentido de humor que tudo pode ofender. Olhe, eu é que não queria ser humorista. Deus me livre e guarde, aquilo não deve ser fácil :))

      Eliminar
    6. Sempre ouvi dizer que 'mais vale cair em graça do que ser engraçado'.
      Fazer humor não está ao alcance de todos.

      Eliminar
    7. Não sei o que é isso de "cair em graça", isso do cair soa-me a desgraça :))))

      Eliminar
  4. Olá, Maria :)
    Coisas destas lembram-me logo a tal velha canção dos Eagles, que tem o ponto alto (pelo menos para mim) na frase "They will never forget you till somebody new comes along"

    As pessoas ameaçam de morte? Mas ainda não o mataram, pois não? N mataram nem vão matar. Pelo menos não por causa disto. Infelizmente, já figuras públicas têm sido assassinadas (na minha adolescência era completamente fanática por John Lennon, que é um caso), mas são sempre casos de psicopatas, pessoas com distúrbios e.... Não são tantos assim... Aliás, se matassem só 10% das pessoas que recebem ameaças de morte, fossem mesmo assassinadas, já havia muito menos gente no mundo....

    As redes sociais não são mais do que as mercearias de bairro de antigamente, os cafés... Ali toda a gente ameaçava de morte, ameaçava de "carregos de porrada".... Mas raramente acontecia... Aliás, mortes nunca me lembro de acontecer...." Carregos de porrada" muito poucos mesmo... E esses quando aconteciam até eram de quem não ameaçava nada...

    Não ligo muito a essas coisas... O José Cid já sabemos que é um provocador... O Nuno Markl é um humorista.... É certo que não foram muito simpáticas as coisas que disseram.... Mas... Ameaças de morte? Oh pah.... Menos!! Muito menos!! Mas também como sei que ninguém vai matar ninguém e que daqui a pouco tempo vai aparecer outro assunto e este será imediatamente esquecido, não ligo muito...

    Abraço e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá São,

      Até me assustei quando diz de forma um pouco light (perdoe-me o uso do light), "As pessoas ameaçam de morte? Mas ainda não o mataram, pois não?". Abrir a Caixa de Pandora diz-lhe alguma coisa" Diz com certeza, a São sabe muito bem o que a expressão quer dizer, e sendo assim está tudo dito em relação ao comportamento de muitas pessoas (demasiadas para o meu gosto) nas redes sociais e do que é dito. O ódio - tal como a violência - gera ainda mais ódio, logo convém perceber que um dia destes vai acontecer uma tragédia qualquer.

      (a São sabe que algumas pessoas de locais onde existem as tais mercearias de bairro de que fala, por vezes pegam em caçadeiras e matam os seus próprios vizinhos por razões que não cabe na cabeça de ninguém, as ameaças por vezes concretizam-se, não me parece que se deva encarar estas coisa de ânimo leve).
      ...

      Tenha também um bom fim-de-semana, São.

      Eliminar
    2. Hum... As redes sociais ainda não têm lá nenhum gatilho para apertar, e duvido que algum dia venham a ter.. Nas mercearias também, no máximo, há ovos para atirarem umas às outras :D

      Sim, já tem havido casos... John Lennon... Selena Quintanilha... Mas acha mesmo que, se alguém assassinasse o José Cid era por ele ter dito aquelas coisas? Até podia ser, mas só se o assassino fosse mesmo um psicopata total, não apenas um semi-psicopata...

      Não acredite em tudo o que ouve, Maria :D... Isso de matarem vizinhos por dá cá aquela palha é pouco comum... Em 99% dos casos é mais por "dá cá a chave daquele palheiro"... E depois há um dia em que realmente é uma palha, mas já houve um palheiro antes e...

      É como dizerem que as pessoas se matam e se esfolam por causa do futebol... Lembro-me de um caso no Algarve há uns 20 anos atrás em que a coisa acabou mesmo com um tiro no abdómen... A pessoa salvou-se, mas ainda esteve em perigo de vida, o outro andou fugido mas foi apanhado, ainda esteve preso... E toda a gente dizia "Tal é isto?? Por causa da bola!!! Começaram a discutir no café por causa da bola!! Onde se viu dar um tiro no outro por causa da bola"... Até que houve uma pessoa que conhecia bem os dois, frequentava o mesmo café e tudo isso que disse "Ah... Por causa da bola... Que ele foi uma besta, foi... O pobre do moço podia ter morrido... Mas... Eles naquela noite realmente começaram a discutir por causa da bola... Mas aquilo já havia ali muitas coisas antigas... Negócios de saias... Coisas de jogo clandestino... Contrabando... Rixas antigas... Há muito que eles andavam sempre a injuriar-se um ao outro... Naquele dia, aproveitaram o futebol como rastilho para o dibamite... "

      E mesmo quando há discussões mais graves e mesmo pancada (tiros, pessoalmente só tive conhecimento daquela vez, porque a mãe do que atirou era amiga da minha mãe) e se ouve" Tal foi isto? SÓ POR CAUSA DE... "

      A experiência diz-me que, regra geral nunca foi "só por causa de..." Foi sempre por causa de muitas coisas que vinham de trás...

      É verdade que as pessoas do Norte têm um pouco mais dessa história da honra e... Mas ainda assim... Isso das ameaças de morte... Duvido um bocado, sinceramente... A menos que haja outras coisas por trás... Quer dizer, ameaças há com fartura! Isso ameaçar, ameaça-se... Partir para uma acção? Só mesmo se algum desses que ameaça for mais do que psicopata, porque só psicopata não dá... Acho eu..

      :)

      Eliminar
    3. Engana-se, São, as redes sociais têm um gatilho para apertar e, infelizmente, disparar. E matam cada vez mais. E desequilibram cada vez mais. Existe um género de agressividade, conflitualidade, nas redes sociais, nada saudável. Acho que não é necessário trazer até aqui exemplos, quem anda nisto das redes sociais e se preocupa com o lado da informação, saberá do que falo. E a linguagem, bolas, a linguagem, o que chamam uns aos outros é qualquer coisa que me deixa boquiaberta. Um dia destes à noite deu-me para andar por aí nas redes ditas sociais a ler algumas coisas, o que me deixou pasma é que as mulheres se tratam umas às outras de uma forma inacreditável, aquilo é de put@ para cima. É toda uma linguagem do mais polido que existe. Uma pessoa depois de ler tudo aquilo só lhe apetece pôr as mãos na garganta e vomitar (peço desculpa por este final menos elegante).

      Eliminar
    4. Eu acho que não me fiz entender.... As redes sociais, se não se souber usá-las podem ser prejudiciais.... Mas acha que, no fundo, pessoas como o José Cid ou o Nuno Markl sofrem muito com elas? Eu acho que não.... Até pode haver quem tenha intenção de os matar (nunca se sabe), mas de certeza que não são essas pessoas que "matam e esfolam" e ameaçam de morte nas redes sociais.... Se as existir, espero bem que não, essas estão caladas.... Já hoje falei com uma grande admiradora do José Cid que dizia que sebtia tristeza ver uma pessoa (ainda por cima, só uma) que admira tanto e pela qual sente carinho ser assim ameaçado e insultado nas redes sociais... Ai, poupem-me! Estão muito mal habituadas estas "fãs".... Ainda por cima, é só uma pessoa (sim, também é o Nuno Markl, mas pelo que eu percebi, a pessoa só é fã do Cid).... Quem só tem um "ídolo" ou pessoa admirada a ser insultada e só pontualmente, devia de se dar por feliz :D... Daqui a uns tempos já ninguém se lembra disto :D

      :)

      Eliminar
    5. Bom, é a sua opinião, São, eu cá acho grave ameaçar de morte alguém, muito mesmo. Só o simples facto de ameaçar alguém já me parece grave, quanto mais de morte. Também me parece demasiado perigoso começar a normalizar este género de assuntos. Normalizar pode causar distracções, quando nos distraímos a coisa pode correr mal. E é isto.

      O que me parece é que se se passar demasiado tempo nas redes sociais a agressividade das pessoas também aumenta. Isto de algumas pessoas estarem muito tempo sozinhas com um monitor à frente, sem qualquer outro tipo de vida, dá azo a que fiquem cada vez mais agressivas. Digo isto porque tenho um amigo que ficou assim, agressivo, sem paciência, só porque passa demasiado tempo em frente a um computador, sempre que o arrasto para algum lado parece outra pessoa, até consegue sorrir, ter sentido de humor e tudo e tudo, o ar esverdeado também desaparece e dá lugar a um homem giro, coisa que deixa de ser quando só se enfia dentro de um monitor.

      Eliminar
    6. Também compreendo a sua posição, Maria :)

      Mas olhe que ainda ontem à noite houve uma rixa numa discoteca na margem sul da qual resultou um morto e dois feridos... Há coisa de um mês, no Cais do Sodré um pobre de um curdo que tem um restaurante teve que se defender de um bando de doidos... Não fazia esta gebte melhor figura se fucasse nas redes sociais a conversar com amigos ou a discutir política? :D

      Foi só para terminar :)

      Boa semana :)

      Eliminar
    7. E a São foi logo buscar como exemplo discotecas na margem sul e a zona do Cais do Sodré?! Pelo que sei são zonas problemáticas.

      Existe muito Portugal do bom por aí onde apetece entrar e ficar nem que seja por uns breves 15 minutos.

      Boa semana para si também :)

      Eliminar
    8. Pois, mas esses que andam nas redes sociais a insultar e a ameaçar provavelmente são desses que vão para as discotecas da margem sul e para o Cais do Sodré :D

      Não quer dizer que eu goste de insultos e ameaças, só acho que se formos dar muita importância estamos lixados... E quando digo que não acontece só nas redes sociais, é porque sei que não.... Há cerca de dois meses, estive a ocupar a linha 112 mais de meia hora, porque liguei completamente em pânico, por causa dos insultos e ameaças de um vizinho.... Esteve uma psicóloga do INEM mais de meia hora a falar comigo, para evitar ir lá uma ambulância dar-me um ansiolitico. Tudo porque fui apanhar uns limões de um limoeiro que outra vizinha ne tinha dito que era do condomínio (e é... Só que a besta tem a mania que é dono dele, ou como não me conheceu...) só que podia ter dito "Olha, não apanhes limões porque eu não quero!"... Mas não... Insultou-me com as palavras mais obscenas que se possa imaginar e ameaçou partir-me os ossos todos! Mas se fosse um homem de 30,40,50 anos, eu acho que o choque não teria sido tão grande... Mas trata-se de um octogenário.... Não, não está senil. Está muito lúcido. Simplesmente é mau e mal formado! Só que eu tive medo na altura e a ofensa ficou para sempre... Mas depois de falar com a psicóloga e de me acalmar, fiquei convencida que o velho não me vai partir os ossos todos... Acho eu... Custou-me mais os nomes obscenos que ele disse (essa ofensa fica para sempre) do que as ameaças... Duvido que o homem me bata...

      As pessoas já deixaram o Cid e já se viraram para a mãe do menino do gorila :D

      Boa semana :)

      Eliminar
    9. Olhe que não, estou convencida que existe gente nas redes sociais que possui duas facetas, ou seja, se por um lado na vida dita real têm uma postura aceitável, não são pessoas de grandes confusões, digamos assim, nas redes sociais soltam-se e são os piores, lá está, ninguém vai desconfiar...

      Quanto ao seu caso (do octogenário), existe um lado muito perverso, de má formação, em algumas pessoas de mais idade que convém abafar. Portugal é muito bom a abafar coisas. E é só.

      (não tenho a menor intenção de falar do gorila e do menino, porque se o fizesse a coisa era capaz de correr mal, só me daria era para falar do jardim zoológico, vá-se lá saber porquê)

      Boa semana, São :)

      Eliminar