terça-feira, 19 de abril de 2016

A propósito do abate de árvores... e de gente inteligente (e porque também eu tenho direito a desabafos)

Existe gente que abate árvores só porque aquilo faz muito lixo no seu digníssimo jardim. As folhas das árvores que caem no Outono - ou em dias de muito vento também - como é normal cair, fazem lixo. E uma pessoa não deixa de pensar que o lixo que por aí circula e não há maneira de cair, se calhar é outro.

(também existe gente que não gosta de vento porque lhes estraga o penteado, é abater o vento também)

(ando mesmo muito cansada de pessoas...)

8 comentários :

  1. Muitas vezes, fazemos (estou a generalizar) questão em demonstrar a nossa pequenez, o nosso lado lunar.
    Não há nada a fazer, Maria.
    Como sugere, abata-se o vento e tudo à volta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Observador, tenho um grande respeito pela natureza, ao contrário de alguns acho que ela é que manda nisto tudo, logo, baixo a cabeça à sua passagem em sinal de respeito, só por isso é que fico fora de mim quando vejo gente abater árvores só porque aquilo suja o chão e tal. É isso e gente que não limpa o seu quadrado de terreno.

      Ah, isso de abater é o mais fácil. Começa-se em árvores, passa pelo vento e termina nas blogosferas desta vida.

      Eliminar
  2. Eu nunca teria coragem de abater uma árvore. Até porque fui criada entre um rio e um pinhal. Logo aprendi a amá-las de pequenina.
    Do vento não gosto. Não com a intenção do texto, mas os meus ossos gemem mais que eu em dias de vento.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elvira, para mim o abate de árvores só deveria acontecer em casos de extrema necessidade, como por exemplo pôr em perigo casas, vidas... agora por puro capricho é coisa que me ultrapassa. Vi abater duas árvores, ali, à frente dos meus olhos e aquilo doeu-me como se as árvores tivessem pele e sangue e nervos e músculo e ossos e órgãos. Vai na volta até têm, mas a insensibilidade daqueles que se dizem seres humanos é de uma crueldade imensa. Existe lá coisa melhor do que ver o processo pelo qual as árvores passam conforme as estações mudam, e a sombra, e o ajudar a manter o ar limpo, e o facto de serem sinónimo de qualidade de vida, no entanto existe gente que apenas está preocupada porque lhes suja o chão com folhas e não sei mais o quê. Fosse eu pessoa de dizer coisas mais acutilantes, digamos assim, e mandava-os lá para a coisa que os pôs sem direito a bilhete de volta (perdoe-me esta última parte).

      Um abraço.

      Eliminar
  3. É triste abater uma árvore só porque suja o quintal. Sou a favor quando de tão velhas ponham em risco vidas humanas e até casas. Mas plantai outra no mesmo local.

    Sintra é considerado património mundial, mas este mundial é tão pequenino porque em 2013 a Câmara e as Estradas de Portugal cortaram que se fartaram e mesmo com a contestação dos populares não ligaram pivea. No "condado do Seara" foi abatida uma árvore lindíssima não sei se tília ou plátano, não me recordo, só porque S.Exª. entendeu dar mais luz ao seu gabinete.

    Quem manda é quem mais pode e se fizeres uma pesquisa verás como as podas em centenas de plátanos e outras foi totalmente danificadora e ainda hoje não rebentaram como era comum na primavera.

    Nunca gostei de vento, mas se ele surge há que aceitar por respeito à Dª. Natureza.

    Por falar em "abate", abateste o post do desafio??????? Não vejo em lado nenhum:( ou será do sono que já mo está namorando?

    Vou dormir e um bom serão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fatyly, eu gosto de árvores, aprendi a respeitar a natureza pelas mãos do meu avô, aliás, o que mais existia em casa dos meus avós eram árvores, de fruto e não só. Portanto fico fora de mim com estas coisas, é o abate de árvores e o facto de muita gente querer uma casa com espaço exterior e entretanto não limpam o terreno. Acho que os que mandam nisto tudo deviam cair em cima das pessoas que não mantém os seus terrenos limpos. Chateia, caramba. Tantos países por aí que é um gosto visitar, e nós acumulamos ervas, lixo, e coisas que tais.

      Este meu post refere-se apenas a pessoas comuns, pessoas que têm casas com algum espaço exterior e abatem árvores só porque sim.

      Eu gosto de vento desde que não seja vento muito forte capaz de fazer estragos. Aliás, o vento ventila uma casa em cinco minutos. Logo eu que não passo sem ventilar a casa logo pela manhã, seja Verão ou Inverno.
      ...

      PS: Ah, peço desculpa porque a Fatyly tinha comentado o post do desafio, mas infelizmente tive que o eliminar, uma coisa que era suposto ser engraçada... Enfim! Se quiser saber o porquê falamos por e-mail, aqui não.

      Tenha uma boa noite.

      Eliminar
    2. Pronto, lá se foi a minha oportunidade de brilhar :))
      Posso saber porquê?
      Obrigado

      Eliminar
    3. (eu não disse que anda muito distraído, então não leu a minha resposta na parte do porquê, aliás, a bem dizer, este assunto está arrumado, no entanto se voltasse atrás vai na volta não o teria eliminado, fiz mal, tenho que começar a tirar partido destas coisas, é o que é).

      Eliminar