quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

(quem é o Vitorino Silva, menina?)

Ontem no final da tarde fui quase atropelada por um senhor muito perto dos oitenta anos que lá simpatizou comigo, quando me vê ao longe começa a sorrir, como que esfregando as mãos naquela de: deixa cá ver o que lhe vou perguntar desta vez... (tradução: deixa cá ver como é que a vou massacrar).

E perguntou. Para mal dos meus pecados, perguntou. Pergunta sempre. 

- Ó menina, quem é o Vitorino Silva? É mais um que quer ser Presidente da República?
(eu olho-o atentamente como que tentando perceber se está a brincar ou a falar a sério, muito tem de matreiro este senhor que conta oito vezes dez nisto de bem saber viver).

- É que pareceu-me que eram só dez - continua ele - agora são onze, é?!
(diz-me semicerrando os olhos como se fosse um lobo a analisar a presa à espera do momento certo para atacar).

Partindo do principio que este senhor até falava verdade e realmente não associou que Vitorino Silva e Tino de Rans são uma e a mesma pessoa, tenho cá para mim que no dia de votar muita gente com alguma idade vai ficar a olhar para o boletim de voto e a perguntar onde raio é que enfiaram Tino de Rans e o seu quadradinho.

nem a propósito...


10 comentários :

  1. Há dias por acaso vi-o na TV. E no momento em que liguei a TV a locutora perguntava-lhe:
    As pessoas habituaram-se a ouvir falar de si como o Tino de Rans. Não teme que no dia das eleições não saibam quem é o Vitorino Silva?
    E ele respondeu.
    Pensando nisso, tenho percorrido o país com uma carrinha que te escrito em letras bem grandes. Bitorino. Porque sou do norte e é assim que lá dizem o meu nome. E depois o boletim do voto tem lá a fotografia dos candidatos. Não há como enganar .

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que muitas pessoas de mais idade não associam Vitorino Silva a Tino de Rans quando ouvem as notícias. Muitos ouvem as notícias na diagonal e só fica no ouvido um tal de Vitorino, pensam que é mais um candidato. É uma realidade. Quanto a este senhor do texto acredito que estivesse a brincar, é um provocador por natureza, no entanto muita gente sempre ouviu falar em Tino de Rans e para sempre será Tino de Rans. Não acho que exista algo de pejorativo no tratamento, é um homem do povo e é assim que o povo o conhece. É genuíno. Também não acho que o termo povo tenha alguma carga pejorativa. As pessoas tendem a complicar muito, quando à partida as coisas até são simples. Digo eu, mas que sei eu...

      Aquilo do quadradinho e do dia de voto foi uma piada ao lado da minha parte :))

      Um abraço para si também, Elvira.

      Eliminar
  2. Oh, oh... Mas ainda ontem, como convidado do Opinião Pública ,na SIC Notícias, o rapaz disse que a fotografia dele está lá e que a fisionomia dele ( o rapaz conhece a palavra fisionomia oh, oh) é diferente da dos outros candidatos, portanto... Ah, e mais, o rapaz garantiu que o Almeida Santos só estava a apoiar a Maria de Belém, porque não sabia que ele era candidato... Óbvio, pois se tivesse sabido antes de morrer,ainda tinha mudado o voto de certeza!

    É isso e outro que disse que a Martina Navratilova só era lésbica porque ele não estava lá... A diferença é que esse era um humorista do projecto Gato Fedorento.... E este Tino , quer queiramos quer não, é candidato à Presidência da República... É surreal, mas assim é...

    Abraço, Maria :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que conhece a palavra fisionomia, São, posso não votar num Tino para Presidente, que não voto, mas não acho que seja parvo algum, antes pelo contrário, algo me diz que se faz de parvo quando bem entende, isso de uma pessoa se fazer de parva não deixa de ser uma estratégia inteligente. Penso eu.

      (essa parte dos candidatos para Presidente já foi discutida num post lá mais em baixo, lembra-se?)

      PS: Gostei do debate com os nove candidatos ontem. Não tive foi oportunidade de escrever um texto hoje. Esse tipo de texto não pode ser escrito em cinco minutos. A coisa tem que ser bem elaborada.

      Abraço, São :)

      Eliminar
    2. O meu avô dizia que um gago inteligente é aquele que se faz de parvo quando lhe é conveniente...

      Ele só lhe faltam umas cadeiras para terminar a licenciatura em Comunicação Social, portanto não é tão inculto como parece... De qualquer forma, para presidente da república... Não... A questão é que eu ele se calhar sabe disso

      :)

      Eliminar
    3. Claro que sabe disso. A São tem dúvidas??? :))

      Eliminar
  3. O senhor que te abordou sabe-a toda e tentou saber se também sabias:)))

    A Mafalda ilustra bem a actual campanha, que é tudo que faz parte do nada. Elucidam o povo? Não, pelo contrário e não sei, não, mas acho que a grande maioria do povo não sabe exactamente o nome dos candidatos. O pouco que tenho visto das ou nas ruas (não abuso para manter a minha sanidade mental), nem sabem o nome de outros e por vezes é o locutor/entrevistador que tem de dar uma ajudinha.

    Vi parte do debate dos 9 candidatos que se estava a concentrar apenas em 4 e o Sr.Vitorino saiu-se bem no seu estilo, que nada lhe perguntavam, farto de fazer bonequinhos...pois é Maria, de parvo e burro não tem rigorosamente nada. Claro que sabe bem que jamais ganharia, mas também sabe que irá roubar votos ó se vai e o povo está farto dos tubarões e com ele ainda se distraem.

    A abstenção vai ser grande. Não há previsão de chuva, mas continuo a ouvir o mesmo: não irei votar! Também não acredito que venha ocorrer uma segunda volta, porque se ocorrer, não sei, não!

    Acho que o Sr.Vitorina ultrapassará Maria de Belém que pelos motivos que se sabe ficou muito, mas muito mal na fotografia. São tantas as mentiras, os ataques, as barracas e o Marcelo continua na sua, nem responde e os outros não se apercebem que quanto mais malharem pior para eles?

    Um bom dia e hoje o dia está imensamente chuvoso. Vou agora até à Austrália:)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Fatyly usou a palavra adequada para traçar o perfil deste senhor do texto..."sabe-a toda" :)) Gosta muito de me provocar, já percebeu que não o deixo sem resposta e diverte-se com isso. No Verão passado foi atrás de mim pé ante pé até a um centro de jardinagem da zona só para me perguntar se pesava mais um quilo de algodão ou um quilo de chumbo... ahahahahaha. Não bate bem, mas é. É espertissímo. Manhoso :))

      Mas olhe que isso de as pessoas saberem de cor o nome do prof.Marcelo e de outros candidatos nem tanto, deve-se realmente ao facto de ter sido comentador televisivo, mas não só, apercebo-me que nestas Presidenciais os outros candidatos dizem tantas vezes o nome do prof.Marcelo que sem querer até estão a ajudar o adversário. Ou seja, se alguém me bombardear o ouvido com um determinado produto, é natural que eu memorize o nome desse produto mais facilmente e até tenha curiosidade em saber mais qualquer coisa. Com um bocadinho de sorte, compro-o. Acho que é por aí. Pelo menos é a leitura que faço de tudo isto.

      Não tem nada de parvo nem de burro, também concordo com essa parte. E também acho que a abstenção é capaz de ser muito alta. A ver vamos...

      Maria de Belém errou ao não comparecer neste debate com todos os outros candidatos. Entende-se que teve a ver com a morte de Almeida Santos, no entanto acabou por revelar um faceta um pouco fraca. Duvido que se fosse ao contrário tal coisa acontecesse. Pode-se prestar homenagem a alguém de quem se é amigo e se respeita, mas convém levantar a cabeça e mostrar que se consegue segurar o barco em tempos difíceis. Não aconteceu. Chumbou no teste, a meu ver, obviamente.

      Tenha também um bom dia, Fatyly.

      Eliminar
  4. 'Bitorino' não é aquele senhor que foi contratado pela CNE para animador/palhaço da campanha eleitoral?
    Se é esse, aposto que vai conseguir mais que 10 votos. Irá, assim, à segunda volta, naquela de continuar a apalhaçar?

    Bom dia, Maria, um beijinho.
    E não pense mais nisso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caramba, caro Observador, que "biolência". Mais que 10 votos dá direito a participar numa segunda volta? Xiii, as coisas que uma pessoa aprende nas voltas que o mundo dá... ahahahah

      Beijinho :)

      PS: Pensar, eu??? Nããã... não me apanham a fazer uma coisa dessas. É muito "biolento" e transpira-se imenso.

      Eliminar