quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Parece que vou falar do relógio da swatch desenhado por Joana Vasconcelos. E de €265 também. De borracha também.

Colocando de parte o lado artístico do relógio. Isto do artístico tem muito que se lhe diga e não me apetece mesmo nada entrar por aí, não ia ser bonito, dizia eu que, o dito relógio é composto por uma bracelete de borracha preta e um mostrador de filigrana. Ora bem, a vontade que eu tenho de me atirar de cabeça na mistura deste dois materiais... Fico-me pela vontade apenas, e fico-me com a certeza de não dar €265 pelo relógio. Logo eu que até uso relógios desta marca desde que me lembro. Gosto da marca. É divertida, acessível, dá para usar em modo mais sério e em modo mais descontraído. É só saber conjugar. Dou um passo atrás com vontade de perguntar à swatch se €265 por um relógio com uma bracelete de borracha é coisa que se faça aos seus clientes? E foi isto. Ou é isto.

Eis a obra que diz que é elegante e não sei muito bem onde.
(deve ser a parte do estojo... como raio é que se usa um estojo no pulso?)


12 comentários :

  1. É elegante porque tem a assinatura da autor. E depois essa borracha preta até nem é nada de especial atendendo aos objectos de arte da Joana, que substitui cristal por tampões nas suas obras. Digo eu, que de arte não entendo nada.Falando sério, um relógio desse preço mão merecia outro tipo de bracelete?
    Um abraço e Feliz Natal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elvira, começo por dizer que sou uma pessoa bem formada, não o devo a mim, devo-o à minha mãe e ao meu avô, e digo isto sem falsas modéstias - que é coisa que não uso. Não gosto de falsas modéstias, tão pouco de hipocrisias, muito menos de injustiças. No entanto não sou politicamente correcta e, nesse não ser politicamente correcta, não tenho qualquer problema em ter uma opinião que não vai ao encontro de achar que aquilo que Joana Vasconcelos cria é arte. Porque para mim não é. Está no direito de dar asas à sua imaginação, é bom, faz bem a tudo. Neste caso do relógio só faz mal à carteira das pessoas e ao facto de estarem a ser enganadas de uma forma que dói até nas almas daqueles que não a possuem.

      Abraço para si também. O Natal para mim ainda está um pouquinho longe mas, um bom Natal para si também :)

      Eliminar
  2. Pelo relógio Lookeasy aqui o rapaz não dava nem 5 euros. Que me perdoe a Joana V (de Vasconcelos) mas não, aquilo é coisa para fazer alergia à pele.
    265 euros por um tic tac? Nem morto!

    Pê Ésse: ainda é cedo para desejar boas festas, não é? ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema aqui não é a parte da filigrana, essa parte parece-me muito bem, o problema aqui é uma bracelete de borracha e, tungas, paga €265 e é se queres. A sensação que passa é que tudo serve para ir ao bolso das pessoas. Acho desonesto. Uma opinião que vale o vale e, já se sabe que quando temos uma opinião, ainda por cima ousamos verbalizá-la, somos fortemente penalizados. Já sei do que a casa gasta...

      Eliminar
  3. Maria, a imagem que a Swatch sempre teve não é a de vender relógios com bracelete de borracha a 265 euros. Aliás, existem relógios Calvin Klein que estão muito na moda e cujo preço é ligeiramente inferior a este feito de borracha e filigrana (!!). Não me vejo, de todo, a comprá-lo! Além do preço ser escandaloso, o design não me parece suficientemente apelativo. E eu que adoro relógios, não me consigo apaixonar por este. Não, de todo. Comigo não resulta.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É por aí, Carpe, esta não é a imagem da Swatch, relógios com bracelete de borracha a €265. Daí achar que é um pouco desonesto, mas pronto, tenho que me deixar destas coisas de dizer o que penso.

      Tenho uma paixão muito grande por relógios, a maioria das mulheres é por sapatos, eu sou mais relógios. Relógios com mostrador grande, a maior parte, tirando os mais formais para festas, eventos onde pede algo mais formal, que aí têm que ser mais pequenos, portanto gosto de relógios. Da Swatch conhece quase todos e esta foi para mim uma grande desilusão. Ó se foi.

      Beijinho, Carpe.

      Eliminar
  4. Ora muito bem! Levar-me-iam muito a mal que optasse pelo modelo Lisboa? Pois a minha preferência, e restringindo-me aos mais recentes, ia por aí.
    Para que conste.
    Não gosto, assumidamente, da obra de JV. O políticamente correcto nunca fez parte da minha forma de estar na vida, logo...
    Filigrana, aquilo? O desenho, até talvez a técnica, não sei, mas para mim a verdadeira filigrana, a nobre, é trabalhada em ouro de 19 quilates.
    Misturar água e azeite, enfim, resulta como é do conhecimento de todos.

    Uma confidência? Adoro relógios, se pudesse comprava um todos os meses.:) Ah, mas sou mais "generosa" que o Observador. Dava, sem hesitar os 265€, até mais, por um Tic-Tac, mas não este.:(
    E canetas? Ui, outra tentação:)

    Vou-me embora.

    Fala-se nestas coisas e é isto: uma vontade imensa de adquirir mais um "brinquedo" desses.

    Uma boa noite, Maria.:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. GL, diz a notícia (é só clicar ali no link dos €265 de cor amarelada) que aquilo é filigrana, foi criada por dois artesãos, essa parte parece-me muito bem, tudo o resto é um atentado ao bom gosto. Tenho intenção de ver o relógio ao vivo e a cores na próxima semana. Acho que é um insulto aos clientes que, como eu, compram relógios desta marca desde sempre - sim, tenho alguns - este preço. Para isso compra-se um relógio de marca, daqueles muitA bons e que duram para sempre. Aí sim, é um investimento.

      Não sou consumista, nunca fui, sou daquelas pessoas que tem pouco e razoavelmente bom. Não gosto de acumular nada.

      Tenha também uma boa noite :)

      Eliminar
  5. Sempre gostei imenso de relógios Swatch e tive vários todos oferecidos no dia dos meus anos, pelos colegas da minha secção. Nunca entendi a razão porque só o faziam a mim:), saber sei mas já é passado:)
    O último que tive foi o que lançaram sobre Sintra - Património Mundial. Tenho ali um molho deles todos sem conserto.

    Admiro muito alguns trabalhos de JV e no que toca este relógio, mesmo que pudesse, jamais o compraria porque não gosto nada de ouro e coisas douradas, mas admiro a obra e acho uma ideia fantástica, mostrando e valorizando o que é nosso e com isso dar trabalho a muitos.

    O resto não me faz nenhuma confusão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fatyly, o que me faz confusão é mesmo o preço tendo em conta a parte da borracha. O resto não. Se foram buscar a filigrana e a intenção era a de que o preço fosse mais elevado, que pelo menos tivessem colocado uma bracelete a condizer. Ou seja, algo de qualidade. Assim é só um abuso.

      Estragou os relógios? Como? Tenho alguns de uma colecção mais antiga, raramente os uso no momento, mas funcionam. Cá para mim os seus têm é falta de pilha :)))

      Eliminar
    2. Não Maria, não é falta de pilha, é porque ainda são dos que se partia a bracelete e não havia como pôr, excepto se o relojoeiro o mandasse para a fábrica o que ficaria num preço de relógio novo. Os mais modernos já com a possibilidade de mudar as braceletes, avariaram-se mesmo. Nunca por nunca tiro o relógio do pulso e faço tudo, mas tudo com ele, desde duches até mergulhos no mar:))))

      Há anos que não tenho um novo, mas paro na montra dos ditos. Quando estive na Holanda, os meus colegas foram ver a lapidação de diamantes e eu fiquei no R/C a ver a colecção que tinham desde o 1º (parecia um despertador:)) até ao último da época. Fascinante!

      Sou alérgica às pulseiras de cabedal e metalizadas.

      Este do post, só pegando nele e ver se é borracha/borracha, porque segundo me disseram é uma super borracha e anti-alérgica e ao vivo é muito mais bonita do que nas das fotos. Como não vi, não sei.

      Eliminar
    3. Ahhhhhh, está tudo explicado, os relógios não sabem nadar, afogam-se nos duches e nos mergulhos no mar :))))

      PS: Deve ser a borracha habitual dos relógios da Swatch. Até aí nada de novo. Todos os que tenho cá em casa têm esse tipo de braceletes só que, não custaram €265.

      Eliminar